Gabigol foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude em um exame antidoping pela Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD) nesta segunda-feira (25). O Flamengo, atual time do atacante, irá ajudá-lo a entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), segundo informações do ge.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O que pode acontecer com Gabigol depois da suspensão

Continua depois da publicidade

Nos bastidores do Flamengo, a punição foi considerada “exagerada e abusiva”, já que o resultado do teste deu negativo tanto no exame de urina quanto no de sangue (que é considerado mais preciso).

O TJD/AD deve publicar o acórdão (posição jurídica sobre o caso, com apresentação de argumentos e fatos) nesta quarta-feira (27). A partir daí, os advogados de Gabigol podem entrar com recurso.

A defesa do jogador informou que vai entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) na Suíça, na tentativa de reverter a decisão, com o apoio do Flamengo. O CAS é a máxima instância da Justiça desportiva do mundo.

O Flamengo crê que conseguirá reverter o caso no tribunal na Fifa, já que o jogador nunca apresentou um teste positivo para doping, além de que a votação a favor da suspensão foi acirrada (5 votos a favor e 4 contra).

Continua depois da publicidade

Por enquanto, Gabigol está impedido de jogar e frequentar as dependências do clube. A renovação do contrato com o atacante, que encerra em dezembro de 2024, ficará em segundo plano até o caso ser resolvido.

O jogador foi acusado por infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere à “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

O que diz o Flamengo sobre suspensão do Gabigol

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte, uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.”

O que aconteceu

Gabigol foi acusado de dificultar a realização de um exame antidoping realizado em 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. O procedimento surpresa é costumeiro de ser realizado em CTs pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Continua depois da publicidade

A denúncia foi feita no fim de dezembro do mesmo ano. De acordo com um dos relatos, Gabigol demorou para fazer o exame, que foi cumprido por todos os jogadores antes do treino das 10h, menos o acusado.

O jogador não se dirigiu aos responsáveis do exame antes do treino, de acordo com a equipe que realiza o serviço no Flamengo. Segundo eles, Gabigol os ignorou e foi almoçar depois da atividade.

Relatos dão conta que Gabigol desrespeitou a equipe responsável pelo exame antidoping, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém e se irritou quando o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta. Por fim, entregou o vaso aberto, desrespeitando a orientação.

Apesar de o atacante ter realizado o exame, que deu resultado negativo, a atitude se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Uma das alegações da defesa do jogador é que ele realizou o exame de sangue, mais efetivo.

Continua depois da publicidade

*Lia Capella é estagiária sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC