Um vídeo feito na manhã desta terça-feira (16) mostra uma cena inédita no Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú. Pela primeira vez desde a abertura do aquário, a equipe técnica conseguiu gravar o nascimento de mais de 300 cavalos-marinhos. Quem aparece nas imagens “parindo” é um macho, já que a espécie é a única a não deixar a gestação para a fêmea.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
Ainda de acordo com os profissionais que atuam no local, os mais novos “papais” nasceram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o que faz desses filhotes a segunda geração da família a se reproduzir e nascer sob cuidados humanos.
Veja o vídeo do nascimento
Conhecidos como cavalos-marinhos-de-focinho-longo, a espécie tem grande capacidade de se camuflar, podendo até mudar de cor para serem confundidos com o habitat onde vivem. Além disso, esses animais têm a cabeça mais alongada e os olhos podem se mexer em direções contrárias ao mesmo tempo. Quando adultos, eles chegam, em média, a 17 centímetros de comprimento.
Depois, o período da gestação dura aproximadamente um mês, onde os machos assumem o papel de mãe, o que não acontece com nenhuma outra espécie na natureza, segundo os profissionais do Oceanic Aquarium. O número dos filhotes que chegam ao mundo de uma só vez também impressiona, já que nascem em média de 300 a 500 cavalos-marinhos em apenas um “parto”.
Continua depois da publicidade
Conforme mostra o vídeo feito nesta terça (16), o pai aparece gerando minúsculos filhotes, que saem da barriga dele direto para a água, onde já ficam soltos e livres pelo aquário. No entanto, os especialistas reforçam que, por ser grande uma quantidade de animais, alguns não sobrevivem.
Confira outros registros do “parto”
Dessa forma, o esforço da equipe técnica do local está em, a partir de agora, cuidar dos minicavalos-marinhos, para que o maior número chegue até a idade adulta. O Oceanic Aquarium ainda reforça que, embora eles não possam ser soltos na natureza, a reprodução deles colabora na manutenção sustentável da população da espécie que vive no aquário.
*Sob supervisão de Talita Catie
Leia também
Bombeiros improvisam técnica para humanos e salvam tartaruga afogada em Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade
Cobra da Ásia entre maiores do mundo aparece em casa de Indaial e impressiona