Uma mulher foi presa em flagrante em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, por manter 12 cachorros em condições de maus-tratos. O caso chegou até a polícia após dois dos animais serem flagrados com correntes de menos de um metro de comprimento presas às maçanetas da porta da frente do imóvel, quase enforcados. Os pets foram recolhidos e serão enviados à adoção.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Penha e região direto no Whatsapp
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP), a mulher é moradora de rua e vive em uma casa invadida no bairro Armação. Além da Polícia Militar, o Grupo Operações Resgate (GOR) também participou da abordagem, nesta quarta-feira (4), para ajudar a resgatar os bichos. Durante a abordagem, três conseguiram fugir e nove foram recolhidos.
— Infelizmente é uma situação bastante delicada, por envolver uma mulher também em situação de rua e que ocupava casas abandonadas para sobreviver. Ela mantinha esses dozes animais em péssimas condições. Muitos, inclusive, eram agressivos e brigavam constantemente entre si — detalha o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco.
A mulher foi levada à delegacia e pode responder em liberdade pelo crime de maus-tratos a animais, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda. Segundo informações da PM, em 2020, ela já tinha sido presa pela mesma prática, em Balneário Piçarras.
Continua depois da publicidade
De acordo com a equipe do GOR, vizinhos estavam ajudando a alimentar os cães para que não passassem fome. Alguns chegaram a ser castrados por protetoras independentes, para evitar a reprodução na rua.
Como denunciar
Desde outubro do ano passado, Penha tem um serviço específico para resgate e atendimento veterinário de animais domésticos e silvestres, vítimas de maus-tratos ou de acidente, além do recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas. O contato com a equipe pode ser feito pelo telefone (47) 9 9651 9961. O trabalho é realizado 24 horas por dia de segunda-feira a domingo.
Leia mais
Adolescente responsável por assassinar mãe grávida em Benedito Novo é internado no Casep
Trabalhador morre ao levar choque elétrico em posto de gasolina de Blumenau