Uma fivela da Marinha do Brasil encontrada na Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, pode ter mais de um século. A peça histórica, achada durante uma ação de limpeza, teria mais de 110 anos, segundo hipótese levantada pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta segunda-feira (07). As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A ilha foi ocupada por contingentes da Marinha de 1907 até meados de 1950, e o objeto foi encontrado em setembro de 2021 por voluntários que entregaram o objeto histórico aos servidores da universidade.

Segundo a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o modelo da fivela era parte do uniforme das praças do Batalhão Naval entr 1908 até 1924, ou do Regimento Naval, entre 1924 e 1932. Após essa data, as duas organizações se tornaram o atual Corpo de Fuzileiros Navais.

Outro indício observado para datar o objeto foi a grafia. Na fivela está escrito “Marinha Brazileira”, essa maneira de escrever foi utilizada até 1943, o que, segundo a UFSC, sugere que a pela é anterior a esse período. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Catarinenses protagonizam pedidos de casamento inusitados; veja imagens

Capotamento interrompe o trânsito na SC-401, em Florianópolis; veja o vídeo

Aulas em escolas de SC retomam com ensino 100% presencial e regras contra Covid