As regiões mais frequentadas durante a tradicional festa de Carnaval de rua de Florianópolis serão fiscalizadas preventivamente no próximo sábado (13), para evitar que os foliões se aglomerem e desrespeitem as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Carnaval 2021 será feriado no Brasil? Saiba como a Covid-19 afetou a festa
Agentes da Guarda Municipal (GMF) e da Vigilância Sanitária da Capital estarão juntos com a Polícia Militar e com equipes da Superintendência de Serviços Públicos (Sesp), nas rua Paulo Fontes, no Largo da Alfândega, na Praça VX e na Avenida Hercílio Luz, além de outros pontos e regiões mais procuradas pela população, para evitar que os espaços sejam ocupados irregularmente, conforme informou o subcomandante da GMF, Ricardo Pastrana.

– Com a fiscalização da Sesp junto, a gente vai conseguir inibir toda a parte de venda de produtos dos ambulantes, como bebidas e espetinhos, já inibe bastante as pessoas de tentarem fazer algum tipo de festa no local – disse.
> Feriado do Carnaval 2021 está mantido em Santa Catarina? Entenda
Continua depois da publicidade
Se pessoas ou grupos foram encontrados na região desrespeitando as regras sanitárias impostos por Estado e prefeitura, poderão ser autuados por crime contra a saúde pública. A recomendação da GMF é para que as pessoas compreendam o momento de pandemia e evitem aglomerações e futuros incômodos.
> Brasil terá três feriados nacionais prolongados em 2021
A folia na Capital catarinense, mais famosa na região Sul do país, com desfiles de escolas de samba, festas, shows e blocos de rua, inclusive o Bloco dos Sujos, foi cancelada por decisão da prefeitura, assim como ocorreu no Réveillon. Outros municípios catarinenses, como Joinville, Balneário Camboriú e Laguna, também anunciaram a proibição dos festejos.