Equipes de fiscalização da Companhia Integrada de Desenvolvimento de SC (Cidasc) devem intensificar a fiscalização para coibir a prática da farra do boi. A prática, mais comum nas regiões litorâneas, é ilegal e criminosa.
Continua depois da publicidade
De acordo com o médico veterinário da Cidasc Norberto Schmitt Espíndola, pelo menos doze casos foram registrados desde o início do ano.
– Foram seis ocorrências na Grande Florianópolis e outras seis na região de Itajaí.
Segundo ele, que é responsável pelo controle de trânsito e fiscalização animal, os animais apreendidos foram encaminhados para o abate, já que são de origem desconhecida e haver possibilidade de estar contaminado com alguma doença.
Continua depois da publicidade
A maior parte dos flagrantes de farra do boi são feitos a partir de ligações anônimas de moradores próximos a locais onde o crime é praticado. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 0800-643-9300.
A farra do boi é considerada crime de maus tratos a animais e quem for preso em flagrante pode ser preso por um período que varia de três meses a um ano, com possibilidade desse tempo ser ainda maior se houver associação a outras práticas criminosas.
Apreensões feitas em 2012
Balneário Camboriú – 2
Itapema – 2
Bombinhas – 2
Governador Celso Ramos – 4
Florianópolis – 2
Fonte: Cidasc