O trabalho de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na tarde desta sexta-feira, quatro veículos com cargas acima do permitido na BR-101. Ao todo, foram 81,2 mil quilos de peso excedente identificados no posto policial de Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Com os novos casos, desde janeiro a PRF registrou 1.032 ocorrências dessa natureza, totalizando 4.666 toneladas de excesso de peso.
Continua depois da publicidade
Somente em um dos veículos, um bitrem carregado de areia, foram 44 toneladas acima do peso permitido para o conjunto composto por cavalo, trator e semirreboques. O motorista do caminhão, com placas de Araranguá, foi multado em R$ 21,4 mil e seguiu viagem somente depois de fazer o transbordo da carga excedente para outra carreta.
Outro três veículos, utilizados no transporte de madeira, também foram flagrados. Somado, o peso a mais totalizou 37.180 quilos. A PRF reforça que o excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, e oferece riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, além de danificar o pavimento asfáltico.
Leia mais notícias no NSC Total
Continua depois da publicidade