Dois motoristas sem habilitação foram flagrados durante uma operação de fiscalização do transporte por aplicativos, realizada em Chapecó na última segunda-feira (21) — feriado de Tiradentes. Ao todo, a Guarda Municipal autuou e recolheu 29 veículos ao pátio por irregularidades relacionadas ao transporte de passageiros. Outros 16 automóveis foram apreendidos por débitos de licenciamento ou outras irregularidades.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo a Prefeitura de Chapecó, mais de 80 veículos foram abordados em pontos estratégicos de grande fluxo de usuários. A administração classificou o resultado da operação como preocupante.

Ainda de acordo com a prefeitura, o objetivo da ação é coibir a atuação de motoristas irregulares, garantir mais segurança aos usuários e responder às denúncias de condutores cadastrados, que alegam concorrência desleal. Usuários também relataram cobranças acima dos valores do aplicativo, abordagens indevidas oferecendo o serviço e corridas feitas fora da plataforma, segundo a administração.

A estimativa é de que mais de 2 mil motoristas atuem em Chapecó com transporte por aplicativos, mas apenas pouco mais de 300 estão cadastrados e regulares conforme a legislação municipal.

Continua depois da publicidade

O edital de chamamento público, publicado em 1º de novembro de 2024, estipulou o prazo até 31 de janeiro de 2025 para que os motoristas se regularizassem junto à Secretaria de Segurança Pública. Apesar disso, muitos continuam atuando de forma clandestina.

A regularização ainda pode ser feita. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (49) 3330-8686, em horário comercial, ou pelo e-mail transporte@chapeco.sc.gov.br.

Novas operações estão previstas para os próximos dias em diferentes regiões do município.

Leia mais

Moto pega fogo após acidente na BR-282 e piloto é resgatado de helicóptero em Chapecó

Homem com mais de 100 passagens policiais é preso após tentar furtar casa de policial em SC