A fiscalização de trânsito feita com o auxílio das câmeras de monitoramento completou um mês em Blumenau nesta quinta-feira. Retomada pelo Seterb no dia 4 de março, a atividade tem contribuído para que os motoristas fiquem mais atentos e respeitem as sinalizações das vias.

Continua depois da publicidade

– Nosso objetivo com a medida é tornar o trânsito mais ágil e seguro, bem como minimizar as imprudências – afirma o presidente da autarquia, Marcelo Schrubbe.

As 90 câmeras distribuídas nas principais ruas da cidade ajudam na observação de situações que colocam em risco à segurança e fluidez do trânsito, como parada em cruzamento, faixa de pedestre, fila dupla, ciclofaixa, local proibido e etc. Até as 12h desta quinta-feira a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) havia registrado 301 infrações por meio da tecnologia.

As cinco infrações registradas com maior frequência foram: estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização (51), conversão em local proibido (42), parar sobre faixa destinada a pedestres (42), estacionar em ponto de ônibus (24) e transitar com o veículo em calçadas/passeio (21). Juntas, elas somam 180 das 301 irregularidades identificadas pela GMT.

Toda a notificação emitida via videomonitoramento no município possui imagem anexada ao documento para comprovar a infração. A medida segue orientação da Lei nº. 8.437/2017, que exige a inclusão da imagem junto à notificação.

Continua depois da publicidade