A semana começa com duas frentes de trabalho, na Praia da Joaquina e no Abraão, para conscientizar a população de Florianópolis sobre a importância de ligar corretamente o imóvel à rede coletora. Depois de passar pela Avenida Beira-Mar Norte e os bairros Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus e Campeche, a blitz do Se Liga Na Rede ficará de hoje até quarta-feira (12 a 14 de novembro) na Joaquina, no Leste da Ilha.
Continua depois da publicidade
A fiscalização acontecerá entre 8h e 13h, envolvendo técnicos do Programa Floripa Se Liga Na Rede e fiscais da Vigilância em Saúde, Floram e Casan, com o objetivo de responsabilizar proprietários de imóveis com histórico de irregularidades perante aos órgãos sanitários e ambientais.
Já a segunda frente de trabalho, no Abraão, faz inspeções com engenheiros e técnicos do programa, vistoriando imóvel por imóvel. O objetivo é fazer um diagnóstico da rede de esgoto de cada terreno para orientar sobre soluções em caso de inadequações encontradas. As equipes ficarão no bairro até o dia 29 de novembro, com atuação das 8h às 17h, sediados temporariamente no Salão Paroquial da Igreja do Senhor Bom Jesus, na Rua João Meireles, 1.244.
Conforme divulgação da prefeitura da Capital, em quatro semanas de blitze, foram fiscalizados um shopping, um posto de combustível, oito edifícios, catorze condomínios, seis residências e oito estabelecimentos comerciais. Dos 38 imóveis visitados, apenas quatro estavam com em situação regular. Os demais 34 tiveram processo administrativo aberto na Vigilância Sanitária e Floram.
Continua depois da publicidade
A primeira localidade que recebeu o programa foi o Bom Abrigo. Em 33 dias de inspeções, foram inspecionados 166 imóveis. Destes, 71% apresentaram pelo menos uma inadequação na instalação da rede de esgoto. Entre os problemas mais encontrados, em número de casos, foram: ausência da caixa de gordura (59); água pluvial conectada na rede de esgoto (46); conexão parcial na rede de esgoto (40); caixa de gordura sem sifão (32); ligação inadequada na caixa de gordura (23) e esgoto conectado à rede pluvial (19).
Leia também:
Fique atento: trânsito é alterado no trevo do Rio Tavares nesta segunda-feira