A partir desta segunda-feira (1º), quem circular nas vias públicas do bairro Ingleses, em Florianópolis, deverá usar máscara de proteção facial. O decreto municipal foi publicado na última sexta-feira. A medida é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das ferramentas para conter o avanço do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Antes do início da obrigatoriedade, a Guarda Municipal (GMF) esteve no Norte da Ilha durante o final de semana para alertar a população local. Ao longo da manhã, os agentes voltaram ao local, para fiscalizar o cumprimento do decreto.

Quem for flagrado sem a máscara nos Ingleses, receberá uma advertência do guarda. Os relatórios das infrações serão encaminhados para a Vigilância Sanitária, que vai decidir pela multa ou não. O valor, segundo o que determina a legislação, varia de R$ 125 a R$ 2,5 mil.

A restrição não vale para quem estiver circulando de automóvel pelas ruas da região.

Continua depois da publicidade

O uso obrigatório de máscaras determinada pela prefeitura de Florianópolis já é aplicada em outros pontos da Capital: a região do Calçadão, no Centro, e nas Avenidas Beira-Mar Norte e Continental. Segue a determinação também para atividades para funcionários e clientes em estabelecimentos das atividades liberadas. 

Ouça a entrevista com o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto: