Três casas localizadas no topo do morro da Rua Estácio dos Santos, bairro Boa Vista, em Blumenau, foram interditadas nesta sexta-feira. Elas ficam próximas ao ponto onde houve um desbarrancamento quinta-feira à noite. A terra caiu sobre a Rua Walter Berner, que ficou interditada pela manhã.

Continua depois da publicidade

::: Confira as recomendações da Defesa Civil para os riscos de deslizamentos e enchente em Blumenau

Nesta sexta à tarde a moradora Ronice Stoch organizava a mudança enquanto aguardava a visita de um engenheiro para analisar os riscos:

– Tinha chegado em casa e fui na janela do quarto e escutei uns estalos. Fiquei paralisada e vi a terra toda descer na minha frente. Saí correndo pedindo socorro e fui dormir na casa dos meus primos. Em 2008, não ocorreu nada na casa, mas tivemos que sair porque a casa acima da minha estava condenada. Moramos seis meses na casa da minha mãe e agora isso volta a ocorrer. Não esperava.

::: Três casas são atingidas por deslizamento na Nova Rússia, em Blumenau

Continua depois da publicidade

Pela manhã uma equipe da prefeitura esteve no local para avaliar a situação. De acordo Maurício Pozzobon, diretor de Geologia, as recomendações emergenciais foram dadas aos moradores e o laudo da vistoria ficará pronto na segunda-feira.

Considerado um marco na história da Defesa Civil de Blumenau, o desastre de 2008 levou o poder público e os moradores pensarem em uma nova maneira de planejar as ações de prevenção. Atualmente o deslizamento de terra, como o que ocorreu na quinta-feira à noite, é a principal preocupação do município e o aprendizado acerca do fenômeno foi adquirido a partir da experiência daquele novembro, quando em um único fim de semana foram registrados quase 2 mil ocorrências em todas as partes da cidade.

::: “Perdemos tudo, mas estamos vivos”, conta moradora da Nova Rússia

– Não existia gente preparada, nem tinha força tarefa e nem abrigos para os que foram afetados pelos escorregamentos de terra. A partir daí, tudo que aprendemos foi pós 2008. Tivemos que pensar em uma nova concepção e planejamento da Defesa Civil – comenta o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, que explica que na época havia apenas 30 abrigos para quem era afetado pelas enchentes e que o número dobrou para atender os moradores atingidos por deslizamentos.

De novembro de 2008 ao mesmo mês de 2015, ocorreram 18 eventos de chuvas que provocaram deslizamentos com potencial para gerar algum tipo de dano.

Continua depois da publicidade