O candidato que foi recusado durante o processo seletivo para uma vaga de trabalho por um e-mail afirmando que havia “passado da idade” disse nesta segunda-feira (5) que ficou impactado com a resposta que recebeu. Carlos Augusto Luchetti Junior, de 45 anos, mora em Palhoça, na Grande Florianópolis, e viralizou após divulgar o conteúdo da mensagem que recebeu de uma recrutadora.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na última quarta-feira (31), decidiu compartilhar o caso no LinkedIn. Segundo o relato do morador, ele enviou o currículo para uma vaga sem limitação de idade e recebeu como resposta um e-mail dizendo: “Cancelaaaaaaaa, passou da idade kkk [sic]“.

— É impactante receber uma resposta dessa. Se eu falar que não fiquei sentido, vou estar mentindo pra você. Óbvio que eu fiquei muito chateado — disse ao g1.

Em nota, a empresa afirma que a resposta foi uma “mensagem descontextualizada” e que “gerou interpretação negativa e consequentemente indignação”. O objetivo era sinalizar um erro de agendamento da entrevista, pois o perfil era acima do desejado para a vaga. Confira a nota na íntegra abaixo. 

Continua depois da publicidade

SC é o melhor estado para jovens no mercado de trabalho

Até a manhã desta segunda-feira (5), a postagem tinha mais de 9,5 mil reações, 2,8 mil comentários e 255 compartilhamentos. O LinkedIn, onde a publicação foi feita, é uma rede social focada em conexões sobre carreira e trabalho. Na rede, é comum usuários compartilharem conquistas e experiências profissionais.

Carlos é operador de logística e possui curso superior na área pela Universidade Cidade de São Paulo. Natural de SP, ele mora na Grande Florianópolis há nove anos. Na quinta-feira (1º), enquando a postagem viralizava, Carlos chegou a realizar uma entrevista de emprego.

Postagem compartilhada nas redes
Postagem compartilhada nas redes (Foto: Reprodução)

E-mail problemático e preconceituoso

Para a gestora de Recursos Humanos Simone Lichtenberg, o e-mail foi problemático e preconceituoso. Segundo ela, o foco do profissional de RH deve estar nas habilidades, competências e atitudes para exercer determinada função durante o processo seletivo.

— É essencial o recrutador ser profissional, ter empatia e combater qualquer viés que possa gerar atitudes preconceituosas — afirmou, também ao g1.

Continua depois da publicidade

Passageiros do Aeroporto de Florianópolis poderão receber status de voos pelo Whatsapp

O que diz a empresa

“A RHi se manifesta novamente sobre o ocorrido, que teve repercussão, para esclarecer os fatos.

A forma como o retorno chegou ao candidato jamais foi utilizada como abordagem direta de devolutiva em nossos processos seletivos, tanto como em nossa comunicação interna. Sabemos o quanto a mensagem descontextualizada gerou interpretação negativa e consequentemente indignação.

A linguagem foi totalmente inapropriada e equivocada e o termo “Cancela” era tão somente para sinalizar um equívoco de agendamento da entrevista com o candidato, uma vez que seu perfil era acima do desejado para a vaga que demandava um perfil júnior.

Imediatamente, após identificarmos o ocorrido entramos em contato com o candidato, os fatos foram esclarecidos e nos retratamos sobre essa situação a qual também repudiamos e que jamais irá se repetir. A RHi declara que esse único fato foi totalmente isolado e não compactua com tal atitude.

Continua depois da publicidade

Estamos no mercado há 11 anos, onde já intermediamos mais de 5.000 contratações, auxiliando milhares de famílias ao acesso de oportunidades. Atendemos aos nossos clientes e candidatos sempre com ética, profissionalismo, respeito e inclusão social.

Medidas administrativas foram e estão sendo adotadas para o aprimoramento constante de nossos serviços”.

*Com informações do g1

Leia também

Filme “Marte Um” vai representar o Brasil no Oscar 2023

Análise: Em 2022, Moisés foge do mesmo veneno que aplicou em 2018

Primeiro Bazar Daqi conecta empreendedoras de sete marcas da Grande Florianópolis