O Projeto Draft, maior plataforma editorial que cobre a expansão da nova economia brasileira (projetodraft.com) criou uma seção em seu site que explica os principais termos e expressões usados na nova economia. Confira alguns deles a seguir:

Continua depois da publicidade

Customer Development (Custdev)

Custdev é a abreviação de Customer Development (ou desenvolvimento do cliente, em tradução literal). Trata-se de uma metodologia que parte do princípio de que o empreendedor de uma startup precisa sair do escritório e ir para a rua testar sua hipótese de produto ou serviço diretamente com o público, a fim de descobrir, testar e treinar seus clientes.

Zopp

Originário do termo alemão para “método de planejamento de projetos orientado por objetivos”. O planejamento é sempre participativo e requer um grupo heterogêneo, com olhares diversos sobre o problema ou a proposta, para que haja sucesso na conquista do objetivo, também chamado de visão de futuro. A proposta é que se o planejamento for participativo, maiores as chances de se chegar à solução do problema ou ao objetivo.

Continua depois da publicidade

A internet das coisas

Rede formada por todo tipo de coisas (de objetos a animais) conectadas e trocando dados pela internet. É uma forma diferente de usá-la, sem tanta intervenção humana. Na internet das coisas, a geladeira pode trocar informações com o computador do supermercado, por exemplo.

***

Para saber mais:

Página da Secretaria da Economia Criativa na internet

Curso Economia Criativa e Cidades Criativas

Programa de Educação Continuada da FGV

Braimstorm 9 – site sobre conteúdo criativo

Creative Economy Report 2013

Publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), aborda a economia criativa no âmbito local em países em desenvolvimento. Disponível em inglês e espanhol.