Neste domingo começam as Finais de Conferência da NBA, o que significa que apenas quatro equipes ainda sonham em conquistar o título da principal liga de basquete do mundo. Os confrontos estão repletos de rivalidade. No Leste, o Indiana Pacers tenta pela segunda vez seguida derrubar o Miami Heat nos playoffs. No Oeste, o San Antonio Spurs, de Tiago Splitter, terá pela frente Kevin Durant, o melhor jogador da temporada. ?
Continua depois da publicidade
A decisão esperada
Indiana Pacers contra Miami Heat é a série que todos queriam ver na final do Leste. Em 2013, o Pacers levou LeBron James (D) e companhia ao Jogo 7 da decisão da conferência, mas não conseguiu impedir o caminho do time da Flórida rumo ao bicampeonato. Neste ano, a equipe liderada por Paul George (E) encarnou o espírito de revanche e teve a melhor campanha do Leste na temporada regular. É verdade que penou para eliminar Atlanta Hawks e Washington Wizards, no entanto, o confronto que o Pacers tanto esperava acabou de chegar: a chance de revidar a derrota do ano passado. ?
Estilos opostos
Continua depois da publicidade
São times bem distintos. O Oklahoma City Thunder joga para suas estrelas, Kevin Durant (D) e Russell Westbrook, que concentram as ações ofensivas da equipe. Já o San Antonio Spurs é um retrato de seu técnico, Gregg Popovich, que prega um basquete coletivo, sem distinção de astros, embora o elenco tenha alguns, como Tim Duncan e Tony Parker. Uma das peças fundamentais da equipe é o catarinense Tiago Splitter (E), que não é um cestinha ou dá enterradas espetaculares, mas faz aquelas coisas pouco notadas que ajudam o time ter sucesso. Não por acaso, o pivô é titular de Popovich.