Cerca de 1.300 rolos de fios de cobre foram apreendidos em uma distribuidora de materiais elétricos de Blumenau. De acordo com o Procon de SC, o produto está fora dos padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pode colocar em risco a segurança dos consumidores.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
O Procon chegou até a empresa após uma denúncia de má qualidade dos fios. O órgão coletou amostras de três marcas vendidas no estabelecimento e mandou para análise da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos – Qualifio. O resultou comprovou desconformidade em todas elas – Ultraflex – Totalflex – Wireflex.
Nesta quinta-feira (16), acompanhado do Procon de Blumenau e da Polícia Civil, o Estado esteve na empresa para recolher o material. A distribuidora tem dez dias para se manifestar ou, caso contrário, poderá ser multada. Ainda de acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura, todos os fios serão descartados.

Ele explica também que será solicitado ao estabelecimento que informe a quantidade de fios que comprou de cada marca e apresente uma lista indicando para quem revendeu o produto. O objetivo é tentar fazer uma espécie de “recall”. Segundo Moura, a Polícia Civil irá investigar o caso a partir de agora.
Continua depois da publicidade
O Procon de SC pontua que para conseguirem preços ou margens melhores de lucros, empresas desrespeitam as normas da ABNT e a regulação de conformidade do Inmetro. Conforme o órgão, é uma fraude difícil de ser percebida, mas gera risco de superaquecimento e incêndio para as construções que os utilizam.
— Material desta natureza não só lesa financeiramente o consumidor como pode colocar em risco a sua vida, já que fios inadequados para a carga podem gerar até um incêndio — afirma o diretor do orgão estadual, Tiago Silva.
Leia também
> Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em Blumenau e serve de alerta
> Tubarão de dois metros aparece na praia em Balneário Camboriú; vídeo
> Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em sinal de alerta