Um lote com mais 5,2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca contra a Covid-19 foi entregue no fim da tarde desta sexta-feira (23) ao governo federal. A distribuição aos estados ocorre neste fim de semana. O total representa 500 mil a mais do que inicialmente previsto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é a responsável pela produção do imunizante no Brasil.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias por WhatsApp

Com esse novo lote entregue, a Fiocruz chega a 20 milhões de doses já entregues ao governo federal desde o início do ano. Além disso, o fim da semana foi marcado por uma boa notícia: a unidade de Bio-Manguinhos, produtora de imunobiológicos da fundação, conseguiu produzir 1 milhão de vacinas por dia.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que “por questões logísticas, a Fiocruz passará a liberar novos lotes da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre às sextas-feiras”. Bolsonaro sinalizou, ainda, que a “próxima remessa da fundação, de 6,7 milhões de doses, está prevista já para a próxima semana”.

O objetivo da fundação é, ainda neste ano, produzir o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para que a produção da vacina contra o coronavírus seja 100%. No início deste mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a falar em imunizar 1 milhão de pessoas por dia e sinalizou a produção nacional do IFA até setembro.

Continua depois da publicidade

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.