Mariana é uma personagem interpretada por Adriana Esteves e que levantou muitas polêmicas na versão de 1993 da novela de Benedito Ruy Barbosa. Neta do coronel Belarmino, a jovem retorna em busca de vingança contra a família Inocêncio, mas, acaba se apaixonando primeiro por João Pedro, o filho; depois, por José Inocêncio, o pai. Ao longo da trama de Renascer, a dualidade entre amor e vingança conduzem Mariana, que no remake de Bruno Luperi é interpretada por Theresa Fonseca.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
No início da segunda fase da novela, João Pedro (Marcos Palmeira/Juan Paiva) é apresentado como o filho mais dedicado do coronel do cacau, mas a relação entre os dois é estremecida pelo fato que José Inocêncio (Antônio Fagundes/Marcos Palmeira) o culpa pela morte de Maria Santa (Patrícia França/Duda Santos) no parto. Essa relação fica ainda mais complicada com a chegada de Mariana na trama. Neta do inimigo dos Inocêncios, ela consegue encantar e se apaixonar por filho e pai. Esse triângulo amoroso vai ditar intrigas, brigas e reviravoltas que levam até o final surpreendente de Mariana em Renascer. Navegue pelo índice para conferir o desenvolvimento e desfecho da personagem.
Continua depois da publicidade
- Mariana, da busca por justiça ao casamento improvável
- Dois amores não correspondidos
- Intrigas, separação e reconciliação
- Final de Mariana em Renascer de 1993 e provável final em 2024
Mariana, da busca por justiça ao casamento improvável
Mariana retorna para a região onde seu avô Belarmino (José Wilker/Antonio Calloni) fez fortuna em busca de justiça, ou vingança, pelo destino que José Inocêncio condenou sua família. Antes mesmo de conseguir botar em prática qualquer ação, a jovem vai trabalhar na limpeza da casa de Dona Jacutinga (Fernanda Montenegro/Juliana Paes), um bordel. É ali que João Pedro a conhece.
Continua depois da publicidade
O caçula de José Inocêncio visita dona Jacutinga, amiga da família, e se surpreende com a beleza de Mariana. A química dos dois é perceptível e Mariana alimenta um interesse, que também pode ser interpretado como uma forma de se aproximar de José Inocêncio.
João Pedro oferece levá-la para a fazenda do pai, sem saber que ela é neta de Belarmino. A jovem aceita e quando chega na fazenda, a imagem que havia criado de José Inocêncio não corresponde com a realidade e ela acaba fascinada pelo homem.
Como resultado improvável, João Pedro vê sua paixão cair de amores por José Inocêncio e o próprio pai passar a amar uma mulher pela primeira vez depois da perda de Maria Santa. Paralelamente, José Inocêncio descobre o que levou Mariana até sua casa, mas decide confiar na jovem e se casam.
Continua depois da publicidade
Dois amores não correspondidos
Apesar de casados, Mariana e José Inocêncio não vivem uma lua de mel por muito tempo. Isso porque, a jovem não aceita que o marido ainda chame e sonhe com a falecida Maria Santa. Ao mesmo tempo, José Inocêncio sabe que a garota nunca deixou de amar João Pedro e o ciúmes mútuo atormenta a relação.
Assim, Mariana tem um marido que não a ama da forma como ela deseja e, também, vê em João Pedro um amor que nunca pode acontecer. Nesse triângulo amoroso de amor não correspondido, a personagem segue disputando atenção dos dois Inocêncios em toda a trama na novela.
Intrigas, separação e reconciliação
Nessa disputa constante, Mariana protagoniza intrigas na família Inocêncio e a gota d’água é personificada na relação entre José Inocêncio e Teca (Paloma Duarte/Lívia Silva). A mulher não admite que o marido dê mais atenção para a jovem do que para si e esse ciúmes começa rachar ainda mais o matrimônio.
Continua depois da publicidade
Quando é confirmado a conexão genética entre a família de Maria Santa e Teca, Mariana decide que não quer mais brigar pela atenção de José Inocêncio e “ficar lambendo o chão que ele pisa”. Então, separa-se do fazendeiro.
Sozinha no mundo, Mariana busca abrigo na casa de João Pedro, onde antes era terra de Belarmino, e isso desencadeia mais um atrito de relacionamento. Desta vez, entre João Pedro e Sandra (Luciana Braga/Giullia Buscacio), recém-esposa do jovem. Com a presença de Mariana na casa, o triângulo amoroso ganha novos desdobramentos.
Eventualmente, Mariana decide retornar para o lado de José Inocêncio e ali ficará até os últimos capítulos de Renascer.
Continua depois da publicidade
Final de Mariana em Renascer
Em 1993, Mariana retorna para o lado de José Inocêncio já ao fim da trama. Ali, vive na fazenda até que o homem morre de velhice. Vivendo o luto, Mariana tem uma oportunidade de buscar, novamente, o amor de João Pedro, mas pela primeira vez na trama, decide buscar o próprio caminho e abandona a fazenda e o fantasma do amor que sentia pelos dois Inocêncios.
Leia mais
Romance, rejeição e fuga marcam o final de Teca em Renascer
Casamento, assassinato e maternidade marcam o final de Eliana em Renascer
Sofrimento, morte e amor marcam final de Tião e Joana em Renascer