O campo do Palmeiras receberá pela primeira vez, nesse domingo, uma final pela Série A do futebol Amador de São José, com o mando de campo do Americano. E o time do vai com vantagem para a sua inédita final, já que empatou em 1×1 com o Juventus, no Ipiranga, no jogo de ida. No entanto, uma situação não resolvida na primeira partida deve deixar o clima tenso para a grande decisão, às 14h30.

Continua depois da publicidade

Jogadores e comissão reclamam que um gol mal anulado nos minutos finais poderia ter deixado o placar em 2×0 para o Americano – fora de casa. Após dar o impedimento, o inacreditável aconteceu, e o Juventus conseguiu empatar a partida.

O presidente da Liga de São José, Orivaldo Leal, destaca que esse foi o campeonato mais equilibrado dos últimos anos na cidade. Por isso, minimiza o erro.

— Se no profissional, com rádio comunicador, câmeras de TV, polícia e tudo mais, já existem vários problemas, imagina o nosso. Isso faz parte, agora a gente tem que administrar.

Continua depois da publicidade

Já o presidente e treinador do Juventus, Christian Luiz Souza, que comemorou o empate como se fosse vitória, acredita que o gol, feito pelo jogador Leonardo Max foi legítimo.

— O árbitro só corrigiu um erro do bandeira, que não correu nem para validar nem invalidar o gol. E pro próximo jogo foi sorteado o trio de arbitragem com dois excelentes bandeiras. É uma nova partida, e além disso eles já tem uma vantagem que é o empate e jogam em casa — argumenta.

Roçado não preparou festa

Apesar de ser especialista em grandes festas – o treinador do Americano é também o rei momo da cidade – Carlos Alberto Vieira, o Chocolate não organizou nada para comemorar o eventual título.

Continua depois da publicidade

— É porque a gente respeita o adversário. Mas vamos fazer uma grande recepção, charanga, enfeitar o campo, assar uma costela de manhã. Temos um bom espaço pro adversário, tudo dentro da maior harmonia — conta.

O treinador diz que ainda está digerindo o susto que a arbitragem deu, e que serão duas batalhas: uma contra o adversário e outra contra a arbitragem.

As duas equipes vão com os times completos. A grande quantidade de amarelados, 15, não será problema, já que é o último jogo. E a cautela vai ficar de lado, já que o Juventus é atual vice-campeão e não quer receber a alcunha de “bi vice”.

Continua depois da publicidade

As dificuldades do campeonato

Concluindo mais um campeonato na cidade, Orivaldo desabafa e diz que se trata de uma competição muito difícil de fazer.

— Esse ano ainda mais por causa do aspecto das eleições. Mas é complicado principalmente porque os clubes de São José não tem campo de futebol para jogar. Fizemos jogos em Antônio Carlos, Biguaçu. Esse é o nosso eterno lamento: precisamos de um campo do Município. Os nossos estão muito ruins — revela.

Como exemplo, o presidente da Liga cita que os dois jogos das finais foram disputados em campos alugados, o do Ipiranga e o do Palmeiras.

Continua depois da publicidade

— No mais, queria parabenizar o Americano e o Juventus, que vão fazer uma grande final de equilíbrio e serão nossos representantes na Copa Interligas — destacou.

Mais dois campeões serão conhecidos

Além de São José, o domingo também terá finais do amador em duas cidades da Grande Florianópolis. O primeiro campeão será conhecido em Santo Amaro da Imperatriz, onde Estrela Azul e Fazenda se enfrentam no campo do Emílio Horstmann, no Sul do Rio. O jogo está marcado para as 9h45. O Estrela Azul é o favorito, já que venceu o jogo de ida fora de casa por 2×1. Além disso, é o atual campeão da Interligas.

Em Antônio Carlos, a final também tem um Estrela Azul. Só que o time homônimo perdeu o primeiro jogo para o Vila Doze, por 1×0. Os dois se enfrentam às 15h30.

Continua depois da publicidade

A bola também rola em todos os demais campeonatos da Grande Florianópolis nesse final de semana. Confira os demais jogos.

Biguaçu – 2ª fase

Domingo

14h Fundos x Serraria

16h Pescador x Biguá

Florianópolis – Quartas de Final

Sábado, 16h

Atlético x Cruz de Malta

Avante x Campinas

Grêmio Cachoeira x River

Domingo

16h30 Náutico x Triunfo

Palhoça

Sábado, 16h30

Cruzeiro do Sul x Cerâmica Silveira

Domingo, 16h30

Cascalho x Paissandu