As cores vermelho, amarelo, verde e branco tomam as ruas de Brusque. Orgulhosos, os torcedores vestem a camisa, pintam o rosto e mostram-se confiantes para a disputa da decisão do Campeonato Catarinense. Mesmo com o placar desfavorável do primeiro jogo, os torcedores se aglomeram em frente ao Estádio Augusto Bauer para acompanhar o duelo contra o Criciúma.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A confiança não está apenas com os torcedores. Quem resolveu trabalhar no dia do jogo também tem esse sentimento. Marciano Silva é vendedor ambulante e segura a faixa de “Brusque: tricampeão catarinense 2023”. A pouco menos de duas horas para o início do jogo, ele diz que ainda não vendeu muitas faixas, mas arrisca o placar do jogo: 2 a 0 para o time do Vale do Itajaí. Na conquista de 2022, Marciano também estava trabalhando e enxerga que neste ano a torcida está mais empolgada do que ano passado.
Os torcedores chegaram cedo ao estádio e fazem fila para entrar no Augusto Bauer. Marco Antônio diz que espera há 1h30min. Ele costuma pintar o rosto das cores do time para ajudar na torcida. Isabela Minella, Thiago Lopes e o filho Davi Lopes, de seis anos, estão esperançosos. Esta é a primeira vez do pequeno em uma final e ele não esconde como está feliz. O pai comenta que a cidade espera muito mais o título de 2023, do que esperava em 2022.
Gabriel Vaz é outro torcedor apaixonado. Acompanhou todos os jogos do Campeonato Catarinense, estava na conquista de 2022 e segura orgulhoso a faixa de “Brusque: tricampeão Catarinense”. O jovem não tem dúvidas de que o quadricolor vai sair vitorioso da partida, com “2 a 0 e gol no final do segundo tempo para ter emoção”, comenta.
Continua depois da publicidade
Como chega a equipe
Esta é a terceira final de Campeonato Catarinense disputada pelo Brusque em quatro anos. A equipe é a atual campeã e busca o terceiro título. O quadricolor fez uma campanha constante no torneio, chegando invicto na fase mata-mata. A única derrota da equipe foi na partida de ida da final contra o Criciúma. Para conquistar o título sem disputa de pênaltis, o Brusque precisa vencer pelo placar de dois gols de diferença.
A campanha:
- 16 jogos
- 7 vitórias
- 8 empates
- 1 derrota
- 18 gols marcados
- 9 gols sofridos
- 47 cartões amarelos
- 3 cartões vermelhos
Decisão do Catarinense: Brusque fará homenagem às vítimas de tragédia em creche
O que cada time precisa para ser campeão:
Brusque
- Vitória: o Quadricolor do Vale precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o terceiro título do Estadual. O time conseguiu esse placar pelo menos três vezes ao longo da competição, todas as vezes no Estádio Augusto Bauer: venceu o Barra na estreia por 2 a 0, bateu o Concórdia por 2 a 0 no 2º jogo das quartas de final e superou o Barra por 3 a 1 no 2º jogo das semifinais.
Criciúma
- Empate: por ter vencido o jogo de ida, o Tigre fatura a taça pela 11ª vez se o jogo terminar com a igualdade no placar. O Criciúma garantiu o empate em oito partidas no decorrer da competição, cinco deles fora de casa. Entre eles, está o empate em 1 a 1 com o Brusque, pela 5ª rodada, no Estádio Augusto Bauer.
- Vitória: em caso de vitória por qualquer placar, o clube do Sul do Estado fica com a taça. Das seis vitórias na competição, duas delas foram longe de casa.
Continua depois da publicidade
Decisão nos pênaltis
- Caso o Brusque vença a partida deste sábado por um gol de diferença, o campeão do Catarinense 2013 será definido na cobrança de pênaltis.
Grupo faz carreata em homenagem às vítimas do ataque a creche em Blumenau
Minuto de silêncio
Antes de a bola começar a rolar no Estádio Augusto Bauer, a partida terá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque no CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. Em nota, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) afirma que “se solidariza com as vítimas, famílias e amigos, e deseja força nesse momento tão difícil”.
Conheça os mascotes do Campeonato Catarinense:
Leia também:
Em jogo equilibrado, Blumenau é superado pelo Mesquita na Liga de Basquete Feminino
Jaraguá Futsal não poderá usar Arena em abril e planeja jogar em Blumenau
Brasileiro ataca surfista australiana com socos após disputa por onda em Bali