Neste final de semana, o basquete catarinense viverá mais um momento épico, cheio de jogadas surpreendentes e muito talento em quadra. O título do Campeonato Estadual de Basquete Feminino, na categoria Sub-22, será decidido neste domingo (7), em Jaraguá do Sul (SC). Ao todo, seis equipes participaram da fase classificatória, sendo que quatro delas passaram para a final.

Continua depois da publicidade

A decisão inicia no sábado (6), com os dois jogos das semifinais. Para iniciar a noite de disputas, enfrentam-se as equipes Basquete Feminino Blumenau e AJBF / SESPORTE, às 18h30. Na sequência, a partida acontece entre os times AJAB / SECEL e S.R. Mampituba/ FME Criciúma / SATC fecha a noite, a partir das 20h15. Todos os jogos acontecem no Ginásio de Esportes Arthur Müller.

O resultado final da competição, que iniciou em abril deste ano, será descoberto a partir dos jogos de domingo (7). Logo no início da tarde, às 14h, enfrentam-se as duas equipes que perderam as partidas do sábado, em busca do terceiro lugar. Já o time campeão terá a oportunidade de levar o título para casa no jogo marcado para as 15h45.

Para acompanhar as emoções desta final de campeonato, os moradores de Jaraguá do Sul e visitantes poderão comparecer ao ginásio de forma gratuita. Ainda, há a possibilidade de acompanhar a transmissão pela internet, através do canal no YouTube da Federação Catarinense de Basketball (FCB). O Campeonato Catarinense Sub-22 Feminino é promovido pela instituição, em parceria com a Trimania Grande Florianópolis, Sul e Serra Catarinense.

O presidente da FCB, Fabio Deschamps, comenta que a expectativa para bons jogos nesta final é alta, já que as jogadoras apresentam um nível técnico alto e um grande desempenho nas quadras.

Continua depois da publicidade

— Nesta etapa, temos o Blumenau, com uma base que disputa o Campeonato Brasileiro Sub-23, o Mampituba que conquistou o Sub-19, e outras duas grandes escolas do nosso basquete, que são Joinville e Jaraguá do Sul. Ainda, a competição acontece em uma Final Four, o que aumenta a expectativa de belos jogos — comenta Fabio.

Essa é a segunda vez que a Categoria Sub-22 é disputada no basquete feminino em Santa Catarina. O campeonato foi implementado no ano passado, em 2022, para ser uma categoria de transição entre a base e o adulto. Segundo Deschamps, a competição deve crescer a cada ano, com resultados mais surpreendentes no decorrer das competições. Ele reforça, ainda, que essa é uma categoria essencial para o desenvolvimento do basquete em Santa Catarina.

Força do basquete feminino em SC

O presidente da FCB também comenta que competições como essa são essenciais para fortalecer e trazer visibilidade para o esporte em Santa Catarina. Fábio comenta que o basquete feminino sempre representou muita força em Santa Catarina, com um forte histórico de tradição, competência e talento nas quadras.

— O primeiro jogo de basquete em Santa Catarina foi feminino, e aconteceu há mais de um século, em 1914. Então, essa força vem desde a origem do esporte no estado. No último ano, nossa seleção estadual Sub-18 foi vice-campeã brasileira, e também conquistamos o Sul-Sudeste. Temos um grande destaque nacional no feminino, e isso é fruto deste desenvolvimento — afirma.

Continua depois da publicidade

Para finalizar, o presidente comenta que é um esforço da FCB fortalecer cada vez mais o naipe feminino, não apenas dentro do estado, mas para que os talentos ocupem as equipes nacionais e representem o Brasil nas competições.

Confira a agenda de jogos para a final

Basquete Feminino Blumenau x AJBF / SESPORTE
Sábado (06/10), às 18:30

AJAB / SECEL xS.R. Mampituba/ FME Criciúma / SATC
Sábado (06/10), às 20:15

Perdedor do primeiro jogo x Perdedor do segundo jogo
Domingo (07/10), às 14:00

Vencedor do primeiro jogo x Vencedor do segundo jogo
Domingo (07/10), às 15:45

Para saber mais sobre o basquete de Santa Catarina, acompanhe as atualizações no canal do Basquete Transforma SC, no GE.