A final do campeonato amador de futebol em Barra Velha terminou em confusão na tarde de domingo (19). Após o resultado final, houve uma briga generalizada entre torcidas e jogadores. O prefeito Douglas Elias da Costa, que acompanhava o jogo da arquibancada, foi cercado por torcedores, que arremessaram uma lata contra ele. 

Continua depois da publicidade

Um vídeo registrado no momento do tumulto mostra o administrador municipal saindo escoltado. Veja: 

De acordo com a comunicação da prefeitura, a provocação entre as equipes do Medeiros e Gralha Azul, que disputavam a final, iniciou já durante a partida. Assim que o jogo foi encerrado e o Medeiros sagrou-se campeão pela décima vez consecutiva, segundo o município, tanto a torcida quanto os atletas do Gralha Azul não aceitaram a derrota e começaram a depredar o alambrado. 

Ao perceber o vandalismo, conforme a nota divulgada pelo poder público municipal, o prefeito Douglas “buscou repreender tais atitudes, quando foi supreendido pelas agressões”. 

Imagens gravadas durante a confusão mostram um atleta tentando atingir o prefeito, que é protegido por um homem que faz sua segurança e outras pessoas que estão no entorno. Em seguida, uma lata é arremessada em direção à cabeça de Douglas. 

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar registrou o caso como tentativa de agressão. A guarnição que esteve no local confirmou que a confusão iniciou com uma das torcidas, após a reclamação do prefeito. No entanto, ninguém ficou ferido e foi apenas um “bate-boca”. 

Ainda conforme a polícia, como a situação já havia se dispersado, nenhuma pessoa envolvida na confusão foi identificada até o momento. Em nota, o município informou que já foram acionadas as forças policiais da cidade a fim de punir os envolvidos, e que todas medidas judiciais cabíveis serão tomadas para evitar “futuras depredações ao patrimônio público e garantia da segurança e da ordem pública”. 

O poder público definiu a ação dos torcedores como “atitudes covardes”. 

Confira a nota na íntegra

“A Prefeitura de Barra Velha e a Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, vêm a público se manifestar a respeito da briga generalizada, atos de vandalismo, depredação do patrimônio público e a consequente tentativa de agressão ao Prefeito Municipal, ocorrida neste domingo de manhã, 19/06/2022.

Lamentavelmente, vários torcedores, e pior, alguns atletas, foram flagrados depredando o patrimônio público, mais precisamente os alambrados e a arquibancada do estádio, ao perceber tal descaso, o prefeito, que acompanhava o jogo da arquibancada, buscou repreender tais atitudes, quando foi supreendido pelas agressões.

É desnecessário lembrar que se trata de um campeonato de futebol amador, cujo maior objetivo do esporte é justamente a inclusão e interação social, onde o respeito, a tolerância e a educação são os objetivos principais.

Continua depois da publicidade

Assim, e principalmente por essas razões, nada justifica a atividade de alguns torcedores e jogadores!

Atitudes covardes como essa não podem passar em branco, pois envergonham os desportistas, os torcedores e a comunidade local, além disso, em nada, se coaduna ao esporte, e por isso, devem ser punidas.

Para tanto, já foram acionadas as forças policiais da cidade, na busca de punição dos envolvidos, e que todas medidas judiciais cabíveis sejam tomadas, tanto para evitarmos futuras depredações ao patrimônio público, quanto na garantia da segurança e da ordem pública.

Assim, dentro do possível, para resolução deste lamentável acontecimento, estamos tomando novas medidas de segurança para que em futuras ações no sentido de promovermos o esporte municipal com segurança a todos os presentes.

Aos atletas e público em geral, que nada tiveram a ver com o ocorrido, nossas mais sinceras desculpas e nosso apelo, para que nos ajudem a manter a paz nos estádios, campos e quadras do nosso querido município”.

Continua depois da publicidade

Leia também

Jararaca dá o bote em homem que podava trepadeira em Jaraguá do Sul

Menino com AME realiza o sonho de ser coroinha em paróquia de Joinville