O fim de ano se aproxima, e para as empresas, esse momento representa muito mais do que as festas e confraternizações entre colegas. Esse momento é crucial, pois é hora de fazer um levantamento completo — tanto do desempenho dos últimos doze meses, quanto dos rumos que serão adotados nos próximos. Fazer este movimento ainda neste ano é fundamental para garantir o sucesso de 2024, mas, o cenário brasileiro indica uma dificuldade de planejar: a pesquisa Global sobre Crises, da consultoria PwC, indicou que o planejamento estratégico é uma dificuldade para mais de 98% das empresas.

Continua depois da publicidade

Para os gestores com o desafio de apurar essas informações durante o final do ano, a boa notícia é que a tecnologia é uma grande aliada. Através dos recursos tecnológicos, é possível fornecer às empresas ferramentas que simplificam e aprimoram o processo de planejamento. A coleta e análise de dados, por exemplo, são fundamentais para entender o ambiente de negócios, e a tecnologia permite a análise rápida e precisa dessas informações. 

Ferramentas que facilitam processos

Com os recursos corretos, o gestor pode fazer em dias a apuração que levaria meses, e ainda, conseguir ter acesso a dados que permitem uma atuação mais estratégica. A Sankhya, uma das maiores empresas de tecnologia do país, nasceu há mais de 30 anos justamente com esse propósito — oferecer tecnologia que contribua com o gerenciamento de dados e processos de forma prática às empresas.

A companhia, que hoje possui 55 unidades de negócios e mais de 20 mil clientes em todo o Brasil, começou no mercado de tecnologia ao oferecer um sistema de ERP — Enterprise Resource Planning, ou em português, planejamento dos recursos empresariais. Segundo Weldem Vieira, que é Diretor da unidade Sankhya em Santa Catarina, essa ferramenta representava a maior demanda que os gestores tinham na época.

— Nós desenvolvemos uma solução que conduz os clientes a utilizarem os princípios e os conceitos da administração, de maneira progressiva e única. Assim, eles passaram a ter acesso a informações como o ponto de equilíbrio, margem de contribuição do negócio por produto e cliente, custos, entre outros indicadores de gestão. Parece simples, mas são dados fundamentais para construir e planejar os passos de uma empresa — comenta o profissional.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a Sankhya oferece uma versão atualizada da plataforma, baseada no conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform, ou plataforma de inteligência empresarial). Em um modelo cooperativo, essa ferramenta conecta dados da empresa com o mercado e realiza análises apuradas para que o usuário consiga planejar estratégias e tomar melhores decisões. 

Outro destaque da empresa é a BIA (Business Intelligence Artificial), uma ferramenta de inteligência artificial específica para negócios que realiza o processo de coletar, processar e analisar dados de organizações. Com essa plataforma, é possível visualizar informações e insights que contribuem com o planejamento estratégico. 

A importância dos dados

Mais do que nunca, os dados desempenham um papel fundamental nas operações e no sucesso das empresas. Através de fontes apuradas de informação, é possível entender melhor o mercado e os clientes, se atualizar sobre as ferramentas do segmento e entender as preferências do consumidor. Essa compreensão é essencial para aprimorar produtos e serviços, personalizar estratégias e atender às demandas do mercado de forma eficaz. Devido ao valor dos dados, muitos empreendedores os consideram o ‘novo petróleo’. 

— A sua empresa tem uma série de dados, mas o que são eles sem uma ação ou decisão? A solução consegue apurar e trabalhar esses dados, facilitando que as empresas atuem de uma maneira preditiva. Todas as análises internas e externas necessárias para a organização de uma empresa podem ser encontradas na nossa plataforma, utilizando o GPD (Gestão por Diretrizes) com conceitos de PDCA e ishikawa com base no planejamento estratégico da empresa — reforça Weldem Vieira. O diretor explica, ainda, que durante toda a jornada, o time de Sucesso do Cliente contribui para que o empresário atinja a melhor performance com o uso da ferramenta. 

Continua depois da publicidade

— Tudo o que estamos construindo é para que os empresários tenham autonomia, para que possam tomar melhores decisões, e consequentemente tenham mais tempo. O nosso propósito é transformar a sociedade por meio da gestão empresarial — finaliza.

Para facilitar a jornada dos empreendedores, a Sankhya conta com outras empresas que contribuem para a rotina corporativa: a Neppo, que traz soluções de atendimento omnichannel; a PontoTel, responsável pela gestão da jornada de trabalho dos colaboradores; a Ploomes, um CRM de vendas para B2B que facilita o atendimento ao cliente e faz as gestão dos processos; e a Meetime, uma plataforma de Sales Engagement que faz a automação das atividades de vendas, para guiar o trabalho dos SDRs e aumentar as chances de contato com os leads.

Para conhecer mais sobre as soluções da Sankhya, acesse o site da empresa.

Leia também

Verão em Florianópolis: Prefeitura espera mais de 2,5 milhões de turistas com eventos e ações especiais

Parque da Luz é parada obrigatória para visitantes e moradores da Capital

Prefeitura utiliza máquina de fumaça para combater esgoto irregular em Florianópolis