As equipes do Liverpool e do Real Madrid se enfrentam para definir o título da Champions League 2021/22 neste sábado (28). A final será disputada no Stade de France, em Paris, às 16 horas no horário de Brasília. De um lado, a equipe inglesa almeja seu sétimo título, buscando se igualar ao Milan como o segundo maior campeão do torneio. Já os madrilenos estão atrás da 14ª taça e são os maiores vencedores da Champions.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O jogo final seria realizado na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia, mas devido aos confrontos na Ucrânia, a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) decidiu mudar a partida para a França. Esta será a terceira vez que o Stade de France receberá uma final da liga.
Confira tudo sobre a Champions no vídeo
A temporada, que teve início em setembro de 2021, contou com a participação de 32 equipes europeias na fase de grupos. A fase mata-mata da competição começou em fevereiro deste ano com 16 equipes: City, PSG, Liverpool, Atlético de Madrid, Ajax, Sporting, Real Madrid, Inter, Bayern, Benfica, Manchester United, Villarreal, LOSC, RB Leipzig, Juventus e Chelsea.
Com partidas de ida e volta, Liverpool e Real Madrid traçaram caminhos bem diferentes e voltam a se encontrar em uma decisão de Champions League, repetindo a final de 2018, vencida pelos merengues, e a de 1981, quando os ingleses foram campeões invictos.
Continua depois da publicidade
Real Madrid
Liderando a fase de grupos, o Real Madrid ganhou quatro jogos e perdeu um. O jogo em que a equipe saiu derrotada foi para o Sheriff, da Moldávia. A partida no mata-mata foi contra o PSG, terminando o jogo de ida em 1×1. Na volta, com o Santiago Bernabéu lotado, a equipe madrilena parecia desacreditada, mas a noite era de Karim Benzema. O jogador do Real protagonizou uma virada histórica, marcando três gols na partida e empurrando a equipe para mais uma etapa.
Nas quartas de final, enfrentando o Chelsea, os espanhóis venceram o primeiro jogo por 3×1, novamente com hat-trick de Benzema. No entanto, o jogo da volta foi complicado e parecia perdido. Os Blues abriram vantagem e estavam vencendo por 3×0. Nos dez minutos finais, o brasileiro Rodrygo e Benzema marcaram para o Real, classificando a equipe. O placar agregado foi de 5×4.
Professor de Joinville é premiado pela NBA por trabalho desenvolvido com alunos
O jogo da semifinal foi contra o Manchester City, do técnico Pep Guardiola. Os ingleses eram um dos favoritos ao título da Champions neste ano. A primeira partida terminou com vitória do City por 4×3. Já no segundo jogo, o City estava vencendo até os 90 minutos. Em uma substituição, Rodrygo entrou e, em dois minutos em campo, marcou dois gols. Depois, Benzema de pênalti carimbou o passaporte da equipe para Paris. O agregado foi de 6×5.
A trajetória do time do técnico Carlo Ancelotti foi de viradas impressionantes e rápidas. O artilheiro da equipe, e da temporada, é o francês Karim Benzema com 15 gols, sendo que essa marca pode ser ampliada com a partida final.
Continua depois da publicidade
O time madrileno conta com muitos brasileiros na equipe. Os atacantes de 21 anos Rodrygo, que fez três gols na fase de mata-mata, e Vinícius Júnior, que tem 15 assistências pelo clube. O volante Casemiro, o zagueiro Éder Militão e o lateral-esquerdo Marcelo. Todos nomes bem conhecidos da seleção brasileira. Se todos os brasileiros que atuam nos times principais do Real Madrid e do Liverpool (Firmino, Fabinho e Alisson) entrarem em campo, essa será a primeira final de Champions League com oito jogadores do Brasil.
Liverpool
Os Reds se classificaram com tranquilidade para o mata-mata da competição, liderou o grupo B e venceu as cinco partidas. O grupo era um dos mais desafiadores, contava com os ganhadores da Champions: Milan (7 títulos) e Porto (2 títulos), além do Atlético de Madrid, clube que já encarou três finais da competição, mas não venceu.
Nas oitavas, o Liverpool encarou a Inter de Milão. Os ingleses ganharam o primeiro jogo por 2×0 e perderam o segundo de 1×0, mas o placar agregado garantiu que a equipe avançasse para a próxima etapa.
Continua depois da publicidade
Nas quartas de final, o Liverpool enfrentou o Benfica. Na partida de ida, disputada em Portugal, os Reds ganharam por 3×1. Na volta, jogando em Anfield, o Liverpool abriu vantagem, mas cedeu o empate em 3×3. O destaque foi o brasileiro Roberto Firmino que marcou dois gols.
A equipe chegou favorita no jogo da semifinal, disputado contra o espanhol Villarreal. O primeiro jogo, em Anfield, garantiu a vitória por 2×0. Na volta o placar foi de 3×2 para o Liverpool, garantindo a ida para mais uma decisão. No total o clube já encarou nove finais do torneio.
Para essa final, o técnico Jürgen Klopp tem algumas preocupações. Thiago Alcântara saiu mancando da partida contra o Wolves, pela última rodada da Premier League, ocorrida no domingo (22). Van Dijk e Fabinho ainda estão se recuperando de lesão. O zagueiro holandês até estava no banco no último jogo, mas o brasileiro nem foi relacionado.
No entanto, a equipe conta com Mohamed Salah, o egípcio de 29 anos, que é artilheiro do time com oito gols nesta Champions. Salah também era motivo de preocupação, mas retornou na última rodada da Premier League e até marcou.
Continua depois da publicidade
Final de 2018
Essa não é a primeira vez que Liverpool e Real Madrid se encontram em uma final de Champions League. Em 1981, os clubes se enfrentaram na decisão do torneio e os ingleses conquistaram o título invicto. O placar desse jogo foi de 1×0. Na temporada 2017/18, as equipes se encontraram de novo e a vitória foi dos merengues, por 3×1. Na ocasião, o atacante dos Reds, Mohamed Salah, que havia sido destaque na temporada pelo time, machucou o ombro em uma dividida com Sérgio Ramos e teve que ser substituído.
Recentemente, em uma entrevista, o jogador egípcio afirmou que essa final seria uma forma do Liverpool se vingar. Nesta terça-feira (24), o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, em coletiva, rebateu Salah. Ancelotti afirmou que o confronto pode ser uma motivação para o clube vencer a partida em Paris.
Independente do resultado, a partida garante um futebol de muita qualidade e técnica, com os melhores atletas em campo. O jogo será transmitido pelo SBT, pelo serviço de streaming HBO Max e pelo canal fechado TNT Sports, às 16 horas, no horário de Brasília.
Champions League feminina
No último sábado, dia 21 de maio, o Lyon venceu pela oitava vez a Women’s Champions League, se concretizando como o maior vencedor do torneio. A partida final, disputada em Turim, na Itália, no Allianz Stadium, contra o Barcelona terminou com o placar de 3×1.
Continua depois da publicidade
Diferente da Champions Masculina, o torneio feminino conta com 16 equipes. Agora o Lyon tem oito taças, sendo que conquistou cinco seguidas, de 2016 a 2020. Essa supremacia foi quebrada na temporada de 2021, quando o Barcelona venceu seu primeiro título. O encontro das duas equipes era muito esperado nessa final, já que ambas tinham disputado a final de 2019, que foi vencida pelas francesas por 4×1.

O jogo foi transmitido gratuitamente pelo canal do YouTube do DAZN. A partida contou com atletas de muito destaque, como a goleira do Lyon Christiane Endler, considerada a melhor do mundo. A zagueira francesa, Wendie Renard, eleita a melhor em sua posição, e a atacante do Barcelona, Alexia Putellas, vencedora da Bola de Ouro.
No primeiro tempo da partida, o Lyon abriu o placar aos seis minutos, com um gol de fora da área de Henry. O segundo tento foi marcado por Ada Hegerberg e o último da equipe francesa feito por Catarina Macario. Já o gol do Barcelona foi feito por Alexia Putellas. A segunda etapa não teve gols.
A temporada 2021/22 também registrou a maior presença de público em uma partida entre clubes femininos. O jogo válido pelas quartas de final entre Barcelona x Wolfsburg lotou o Camp Nou, na Catalunha, com 91.648 torcedores no estádio. Mais uma conquista do futebol feminino.
Continua depois da publicidade
Leia também
Quem é o gênio de Joinville que faz história no xadrez e surpreende os melhores do mundo