O terceiro dia de disputas do Parajasc 2025, nesta sexta-feira (19), foi marcado por finais de atletismo no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages, cidade-sede da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina. Entre as provas, estiveram os 1.500 metros rasos, 200 metros rasos, lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso e salto em distância, que garantiram momentos de emoção e adrenalina.

Continua depois da publicidade

Os atletas lageanos se destacaram nas finais. Nabocodonossor El Charif, o Nabuco, conquistou três medalhas na competição: ouro no lançamento de disco nesta sexta e duas pratas no lançamento de dardo, na quinta-feira (18). 

— A mudança de chave foi depois dos AVCs (Acidente Vascular Cerebral). Apesar de eu ser uma pessoa nova, fui acometido por dois AVCs e não quis sair do esporte, continuei como treinador de futsal, mas relutei em participar como paratleta, de aceitar esta deficiência; este déficit motor que ficou do lado direito. Estou aqui hoje, com duas medalhas de prata e uma de ouro. Que sirva isto de incentivo para muita gente que acaba entrando em depressão, chegando no fundo do poço, e consegue sair. Nada melhor do que o esporte para nos levar para este bem.

Veja fotos

Outra protagonista foi a corredora Maria Cristina Farias dos Santos, que estreou no Parajasc representando Lages. Ela conquistou prata nos 200 metros e bronze nos 400 metros. 

— Consegui estas medalhas com muita garra, com muita emoção, juntamente à equipe da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips). Os professores, a coordenação, me incentivaram muito. Para mim é uma emoção muito grande, porque é a primeira vez que eu participo do Parajasc. Desejo a todos os esportistas este sentimento: O importante é estar aqui, com medalha ou sem medalha. Ser feliz, ser forte e perseverante.

Continua depois da publicidade

Programação segue no fim de semana

As competições continuam neste sábado (20) e domingo (21), com disputas de modalidades como basquetebol em cadeira de rodas, bocha, tênis de mesa, parataekwondo, futsal e handebol em cadeira de rodas. O Estádio Vidal Ramos Júnior volta a receber as provas de atletismo até o encerramento do evento, no domingo.

Leia também

Quem é o primeiro atleta a conquistar ouro por Lages no Parajasc 2025