A cidade de Florianópolis voltou a ter a coleta de lixo feita pela Comcap a partir da tarde desta quinta-feira (3). O fim da greve dos funcionários da autarquia foi anunciado pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), através de uma de suas contas oficiais em rede social.
Continua depois da publicidade
Segundo a assessoria do Executivo municipal, o ponto principal que definiu o encerramento da paralisação foi a discussão, a partir de janeiro de 2021, a respeito do pagamento do reajuste acordado em 2019, de forma parcelada (a princípio, em três vezes), sem ferir a lei de responsabilidade fiscal neste final de ano.
A paralisação começou na última segunda-feira (30), deliberada após uma assembleia da categoria. Eles reinvidicavam um reajuste salarial referente às perdas da inflação, 4,7%, e o ticket alimentação de R$ 2,50. Na terça pela manhã, funcionaríos chegaram a protestar com uma passeata sobre a ponte Pedro Ivo.
Para atender parte da demanda, o município contratou duas empresas em caráter emergencial para manter a coleta. Uma nova proposta da prefeitura foi enviada na quarta-feira, mas acabou não sendo aceita pelo sIndicato dos servidores públicos municipais (Sintrasem). No mesmo dia, a Justiça decretou a ilegalidade da greve.
> Chuva forte alaga pontos e afeta o trânsito na Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade
Segundo o prefeito, em sua postagem, os trabalhadores da Comcap “entenderam, diante de todo o cenário nacional, que não era possível a prefeitura pagar o reajuste este ano e vamos discutir em 2021 o que foi acordado em 2019, quando não se previa a pandemia e nem a baixa arrecadação”.
A reportagem entrou em contato através de mensagens com o presidente do Sintrasem, Renê Munaro, sobre a negociação para a volta dos funcionarios da autarquia ao serviço, mas não obtivemos resposta até o fechamento da matéria.