Iniciada no ano passado, a revitalização da Avenida Atlântica entra em fase decisiva a partir da próxima semana, quando a prefeitura vai reorganizar o trânsito no entorno para extinguir as vagas de estacionamento no lado direito da orla. No local, será implantada uma ciclovia. A medida desagrada os donos de bares e restaurantes, que acreditam em queda no movimento, por conta da ausência de locais para estacionar. A mudança foi anunciada no fim do ano passado, mas somente agora, com a proximidade da efetivação, os empresários começaram a protestar contra a alteração no trânsito. Durante esta semana, muitos se declararam indignados nas redes sociais.
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Gerente de um restaurante na Atlântica há 15 anos, Miguel Costa Cristo acredita que o movimento vai cair pela metade. Ele diz que ficará muito ruim para o cliente ter de estacionar longe do restaurante e caminhar.
_ Nós já pagamos a zona azul para nossos clientes durante o dia para incentivá-los _diz. A posição de Cristo é a mesma da maior parte dos donos de bares e restaurantes, conforme o Sindisol, que representa a categoria. A presidente do sindicato, Karina Peters, adianta que os associados devem discutir a questão em reunião para tentar encontrar uma alternativa.
_ A construção civil está ocupando terrenos que antigamente eram utilizados como estacionamento, e os empresários sentiram muito a falta destes espaços. Por conta disso já houve uma diminuição sensível no movimento_ diz. Mesmo atuando em favor dos associados, Karina adianta que, pessoalmente, é favorável à ciclovia por ser também ciclista. Segundo ela, a área para bicicletas vem suprir uma necessidade da cidade no que diz respeito à mobilidade.
_ Não é possível o cartão-postal da nossa cidade não ter ciclovia. Uma alternativa que poderia ser viável, segundo Karina, é abrir as ciclovias para estacionamento durante a noite. Mas a medida, mesmo que fosse aceita pela prefeitura, também não agrada a todos os comerciantes, pois muitos restaurantes abrem para almoço.
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Dono de uma loja de utilidades na avenida, Douglas da Silveira, concorda que é possível que o movimento caia em razão da falta de vagas para estacionar. Mesmo assim, ele, que também é ciclista, acredita que a ciclovia pode até deixar a avenida mais bonita.
_ Estacionar já é um caos em Balneário Camboriú, algumas poucas vagas não vão fazer diferença _acredita.
_ Em ruas onde havia dois sentidos vai acabar sobrando uma faixa, que poderá ser usada para estacionamento _explica. Posteriormente, o secretário calcula que serão criadas mais cerca de 800 vagas entre as avenidas Brasil e Terceira. Nestes locais as vagas serão criadas em sistema de valets e dependem de aprovação da Câmara.
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A prefeitura licitaria áreas no centro da cidade para serem exploradas por empresas de estacionamento. Com a diferença de que estes estacionamentos teriam manobristas que poderiam ser acionados pelo cliente pelo celular, sem a necessidade de o motorista se deslocar até o estacionamento.
_ Vamos implantar a sinalização e reorganizar o sentido nestas 46 ruas. Durante este processo vamos avaliar a necessidade de fazer outras alterações _explica Pavoni.
Só restarão na avenida 40 vagas de estacionamento, que estão localizadas do lado esquerdo da via e foram criadas com a reurbanização do ano passado. As 210 ao lado do calçadão, diante da praia, serão extintas. No lugar delas, a prefeitura vai cercar a área e pintar, para implantar ali uma ciclovia. A construção da ciclovia só ocorre depois que for concluída esta etapa de reorganização e será feita em vários pontos ao longo da via ao mesmo tempo. Se tudo correr dentro do planejado, a obra deve durar no máximo 120 dias.
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O secretário informa que a implantação da ciclovia não tem relação com o layout da praia, mas sim com a questão da mobilidade. Segundo ele, a intenção do município é priorizar as pessoas.
Hoje, Balneário Camboriú tem aproximadamente 20 quilômetros de ciclovias. A ideia do município é conseguir chegar a pelo menos 75 quilômetros. Com a reestruturação, a cidade passará a ter 1.905 vagas de estacionamento em vias públicas.
Projeto pretende incentivar estacionamentos verticais
_ Não vamos deixar de vir à cidade mais bonita do Sul do país por este motivo _ garante. Estacionar em uma transversal e andar um pouco mais não será problema para o turista, assim como optar por uma vaga em um estacionamento vertical, por exemplo.
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Paralelamente à implantação da ciclovia na avenida, a prefeitura deve encaminhar à Câmara de Vereadores para votação um projeto de lei para incentivar a criação de estacionamentos verticais na cidade.
_ A exemplo de outras cidades do Brasil, como São Paulo, Balneário precisa desta opção _ explica Auri Pavoni.
O documento está em elaboração no gabinete da prefeitura e assim que for finalizado deve ser encaminhado à Câmara, o que pode ocorrer ainda em abril. Auri Pavoni disse que ainda não sabe de que forma serão oferecidos estes incentivos, mas a ideia é que empresas do setor se interessem por instalar um empreendimento na cidade.