O fracasso do Fluminense nesta temporada passa também pela má avaliação do elenco. Durante o ano, o time ainda perdeu peças importantes como Wellington Nem, Thiago Neves, Deco e não houve reposição. Além disso, Fred e Carlinhos, nomes importantes, se machucaram e perderam muitos jogos no Campeonato Brasileiro. Mas nada disso foi pior do que a decepção com reforços e os jogadores campeões brasileiros em 2012.

Continua depois da publicidade

Dos que foram contratados no início do ano, nenhum deles ficará na próxima temporada. Rhayner já foi liberado, Felipe e Wellington Silva estão de saída. Além deles, Marcelinho, contratado no segundo semestre, também será dispensado. A defesa será totalmente reformulada. Elivélton será emprestado, Leandro Euzébio, Anderson e Digão serão negociados. Apenas Gum deverá ficar em 2014.

No meio-campo, os volantes Edinho, Fábio Braga e Diguinho não estão nos planos. A aposta da diretoria será nos jovens Willian e Rafinha. A situação de Valencia, que este ano sofreu com lesões, será avaliada. Wágner, que custou caro ao clube, deve permanecer, apesar do mau desempenho. Eduardo poderá ser emprestado. Na lateral direita, Bruno deve permanecer.

No ataque também haverá reformulação geral. Apenas Fred e Biro Biro são nomes certos. Samuel e Marcos Júnior não ficarão. Rodrigo Caetano já garantiu que ficará, mas a permanência do diretor de futebol ainda não foi confirmada oficialmente pela direção do clube. Com relação ao treinador, mais um mistério.

Com a provável saída de Dorival Júnior, o Tricolor irá atrás de um nome no mercado. Segundo o presidente Peter Siemsen, nenhum treinador foi procurado porque a diretoria estava concentrada na reta final do Brasileiro.

Continua depois da publicidade