O fim de semana de provas do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) transcorreu com tranquilidade no Estado. No sábado, a taxa de abstenção ficou em 18,74% (5.867 vestibulandos faltantes) e no domingo foi de 20,5%, com 6.415 ausentes.

Continua depois da publicidade

A taxa média, de 19,6% de abstenção, não ficou muito distante da registrada em 2016: 16,42% no sábado e 17,67% no domingo. Na saída do primeiro dia de provas deste ano, os comentários entre os candidatos eram principalmente sobre as questões de matemática, considerada a parte mais difícil do primeiro dia do concurso.

As provas continuam segunda-feira, com a redação e as quatro questões discursivas. A Professora Juli, de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica do Pró Universidade, maior cursinho público do Estado, recomenda aos candidatos atenção ao tipo textual que escolherão para fazer a redação.

– A mais tradicional é a dissertação. Se o aluno escolher uma crônica, por exemplo, ele precisa estar atento às características que essa tipologia exige. Não adianta dominar o tema da redação e não dominar a tipologia – alerta Juli.

Além disso, é importante lembrar de escrever título, ficar atento à norma padrão da língua portuguesa e escrever de forma clara e objetiva. Conforme Juli, um dos temas possíveis de serem cobrados é a tecnologia, aos pontos positivos e negativos da inteligência artifical, por exemplo. Mas questões de gênero e temáticas sociais também podem aparecer.

Continua depois da publicidade

As provas ocorrem das 14h às 18h, mas os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min. Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h desta segunda-feira em www.vestibular2018.ufsc.br.

Sobre o Vestibular 2018

Os candidatos disputam 4.551 vagas em 101 opções de cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Neste ano o vestibular passa por algumas alterações, como dar peso maior e aumentar a nota mínima exigida de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Além disso, as provas de História e Geografia foram substituídas por Ciências Humanas e Sociais.

O Vestibular será realizado em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Porém os candidatos que optaram por realizar as provas em Florianópolis foram distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). O campus Florianópolis, no bairro Trindade, é o local que congrega maior número de candidatos. Todas as salas de aula serão utilizadas para o concurso. Na Capital, o segundo local de maior concentração de candidatos é o Instituto Estadual de Educação (IEE).

Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site ou pelo telefone (48) 3721-9200