Os 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) entram na reta decisiva neste fim de semana, em Itajaí. Além da contagem regressiva para a confirmação matemática do título dos donos da casa, como a previsão do tempo aponta que as temperaturas irão subir e o sol vai dar as caras pela região, quem está no litoral poderá aproveitar para acompanhar os Jogos de perto. E nem precisará sair da praia para isso. O fim de semana marca o início das disputas nas últimas quatro modalidades. Duas delas na praia: Remo e Triathlon.

Continua depois da publicidade

Os fãs de esporte náuticos que costumam frequentar a Baía do Saco da Fazenda – que um dia já foi praia – aos finais de semana terão um atrativo a mais. Poderão curtir de perto as provas de remo. As raias serão montadas no local e as disputas ocorrem sábado e domingo.

Quem preferir a praia também poderá prestigiar os Jasc. No domingo, quem for a praia de Cabeçudas cedinho poderá acompanhar de perto a disputa das provas do triathlon. Os atletas competirão nas provas de natação, ciclismo e atletismo no mar e nas ruas próximas à praia. Por causa da disputa, o trânsito na região sofrerá mudanças.

A prova reunirá grandes nomes do esporte na cidade. Entre eles está Diogo Sclebin, 32 anos. Atual tetracampeão individual da prova, Sclebin competirá por Itajaí. Ele disputou a Olimpíada de Londres, em 2012 – terminou em 44º lugar -, e agora busca vaga na Olimpíada do Rio, em 2016.

Continua depois da publicidade

– Busco mais uma vitória. Mas o mais importante é o título por equipe, e não pensar individualmente. Se precisar me sacrificar pelo time, é o que vou fazer – disse.

Outras duas modalidades começam no fim de semana, mas bem longe da praia. As equipes femininas de Bocha Rafa e Bolão 23 iniciam as disputas pelos troféus que seguirão até terça-feira, o último dia de competições em Itajaí.