A mostra “Das cartas do Deserto à Sinfonia de Darwin” está em exibição até o final deste ano no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Alpinistas, aventureiros e ciclistas d regiões da América do Sul foram fotografados por Isabel Leal Caruso.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Obras, projeções e vídeos da escritora e colaboradores estarão fazem parte da exposição. Os visitantes também podem ver os equipamentos usados nas aventuras – botas, mochila, barracas, etc.

Isabel foi lutadora de jiu jitsu em nível mundial, judoca e também competiu triathlon. Inquieta e amante de novas aventuras, ela já viajou por muitos países. Para retratar esses locais, ao invés de relatos verbais, que segundo ela são logo esquecidos, resolveu escrever e publicar livros acerca das viagens.

Continua depois da publicidade

Festival reúne Letrux, Francisco El Hombre e Black Alien em Florianópolis

O primeiro livro em exibição no MIS é “Atacama, o deserto em cartas e fotografias” (2019) com dezenas de fotos coloridas, em papel couché especial. A edição traz informações referentes ao clima e formação do deserto de Atacama, no norte do Chile, além da guerra deste país com o Peru e a Bolívia pela posse do território. Os textos são do pai dela, que é catarinense e fez “mochilão” pela região em 1971.

Já a segunda obra, “Patagônia, a sinfonia de Darwin” (2021), reúne relatos de alpinistas, viajantes e ciclistas. A edição bilíngue português/inglês reúne belas fotos do sul da Argentina e do Chile e faz referência à viagem de Charles Darwin em 1832/34 pela região, reproduzindo algumas das suas teorias evolucionistas, descrições geográficas e descobertas científicas.

Horário especial nos museus de SC

Os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estarão em horário especial neste fim de ano. No sábado (24) e domingo (25) eles estarão fechados e voltam a operar normalmente na segunda-feira (26). O horário de funcionamento é definido por cada local.

Continua depois da publicidade

Fazem parte das casas da FCC o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Teatro Ademir Rosa, Museu Histórico de Santa Catarina, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, a Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e a Casa da Alfândega – todos localizados no Centro de Florianópolis. Além disso, está incluso o Teatro Pedro Ivo, junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado no bairro Saco Grande. Funcionamento interrompido ainda no Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu e na Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado. O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, segue fechado temporariamente para obras, bem como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis.

Leia também

FOTOS: Parada de Natal reúne mais de 15 mil pessoas no Centro de Florianópolis

Jonatas Júnior grava DVD em Florianópolis para celebrar os 10 anos de carreira