As festas de fim de ano fazem diminuir o número de doações de sangue e plaquetas nas sedes do Hemosc em Santa Catarina. Manter os estoques com boas quantidades é uma luta que os funcionários do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina travam diariamente.
Continua depois da publicidade
Coordenadora da comunicação corporativa do Hemosc, Roseli Sandri relata que o órgão tenta aproveitar o aumento no número de pessoas na Capital para tentar aumentar os estoques no banco de sangue.
— Esse período de festas, de férias sempre há uma diminuição no número de doadores. Aqui em Florianópolis, em especial, há um aumento no número da população para veranear e a gente sempre faz uma movimentação, faz uma mobilização interna, traça algumas estratégia para a gente mobilizar as pessoas para doar neste período — explica.
Dois tipos de sangue são os que mais preocupam o Hemosc neste fim de ano, em que os acidentes nas estradas, infelizmente, aumentam e novos pacientes acabam precisando de sangue para sobreviver.
— Avaliando os nossos estoques, nosso maior problema está no O- e no A-. Então todas as pessoas que tiverem essa tipagem podem se descolar para o Hemosc que serão muito bem-vindos — conta.
Continua depois da publicidade

Requisitos para doar sangue
::: Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
::: Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
::: Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
::: Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
::: Ter repousado bem na noite antes da doação;
::: O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
::: Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
::: Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
::: Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
::: O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
::: Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
::: Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
::: Não ter diabetes;
::: Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
::: Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
::: Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
::: Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Continua depois da publicidade