A parada da The Ocean Race, maior regata transoceânica do mundo, por Itajaí, deixou um marco para a história do município. Na quarta passagem pela cidade do litoral catarinense, o evento esportivo reuniu 381 mil espectadores ao longo de 26 dias — tempo em que a Vila da Regata, ou The Ocean Live Park, estrutura que recebeu a corrida pelos mares, ficou aberta ao público. O recorde de visitantes foi registrado no último domingo (23), quando 35.399 pessoas prestigiaram as atrações no local.
Continua depois da publicidade
> The Ocean Race: Fórmula 1 dos mares já passou quatro vezes por Itajaí
Na sexta-feira (21), de acordo com a apuração da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), cerca de 10 mil pessoas acompanharam a regata In-Port, etapa importante da competição, nos Molhes da Barra. Já no domingo, foram contabilizadas mais de 20 mil pessoas presentes nos molhes para a partida dos barcos, ocasião que encerrou oficialmente a etapa em Santa Catarina. Para o secretário de Estado do Turismo e presidente do comitê organizador da Santa Catarina Itajaí Host City, Evandro Neiva, sediar um evento dessa magnitude pela quarta vez é uma grande satisfação.
— Com certeza, a The Ocean Race deixou muitos legados para Santa Catarina. É através deste evento que é possível potencializar o DNA náutico de Itajaí. Afinal, este setor triplicou de tamanho recentemente, através de uma marina no centro da cidade e atualmente 70% dos estaleiros de lazer estão instalados no município. Com a regata, mais uma vez, Itajaí teve a oportunidade de mostrar sua essência e capacidade de sediar um evento internacional, o maior do mundo no segmento —, afirma.
Atrações que foram além da regata
Na quarta edição da The Ocean Race por Itajaí, a Vila da Regata cumpriu propósitos que foram além de sediar o maior evento esportivo disputado nos oceanos de todo o mundo. Em todos os dias de evento, o espaço contou com entrada gratuita e mais de quinze atrações abertas ao público, que proporcionaram entretenimento para todas as idades com a temática da vida marinha.
Continua depois da publicidade
Ainda, o espaço contou com ações inovadoras, com tecnologia virtual, que permitiram aos visitantes conhecer com mais detalhes a rotina das equipes em alto mar. Por fim, as pessoas também conseguiram ver de perto os barcos dos cinco times que fazem parte da competição e representam diferentes nações do mundo. Toda a estrutura montada para sediar o evento resultou na visitação de públicos de diferentes locais de Santa Catarina e do Brasil.
— O público da The Ocean Race nos surpreendeu, como de costume. Mesmo com três finais de semana de chuva, milhares de pessoas compareceram à Vila da Regata com muita animação e energia durante esses 26 dias. A participação deles foi muito ativa, com recepções calorosas aos velejadores e presença garantida no píer da Vila. Todo esse engajamento conta muito para recebermos a The Ocean Race no futuro — celebra o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni.
Segundo ele, a regata foi fundamental para movimentar o turismo e a economia, tanto de Itajaí quanto de Santa Catarina, através de um evento seguro para toda a família, que não registrou nenhuma ocorrência policial. Além disso, mais de 12 mil crianças estiveram na Vila da Regata para aprender mais sobre sustentabilidade e direitos do oceano, alguns dos principais pilares da The Ocean Race.
Além da grande participação do público, Itajaí também virou notícia nacional e internacionalmente durante o evento. A repercussão mundial ficou garantida através da transmissão ao vivo da In-Port Race, na sexta-feira, e da largada dos barcos, no último domingo. Mais de 150 países se conectaram com Itajaí através das telas.
Continua depois da publicidade
Como resultado do evento e compromisso de Itajaí com a preservação dos mares, o prefeito do município, Volnei Morastoni, e o governador do Estado, Jorginho Mello, assinaram um manifesto pelo direito dos oceanos. O documento será levado à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, como um pacto global.
— Entregamos um evento maravilhoso, que colocou nossa cidade em destaque internacional e oportunizou que cada visitante levasse consigo um pouco da experiência de Itajaí. Como resultado, já estamos em negociação para que Itajaí receba as próximas edições da The Ocean Race, em 2026 e 2031 — complementa o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Saiba como foi o último dia de evento
Uma grande festa marcou a despedida dos cinco barcos que disputam a The Ocean Race e Itajaí no último domingo (23). Milhares de espectadores acompanharam o momento, que teve música, diversão e um espetáculo pirotécnico de cores.
A partida dos atletas para a próxima etapa iniciou com um desfile pela Vila da Regata, por volta das 11h, que contou com a participação da Banda Filarmônica do município. Na sequência, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o prefeito de Newport (EUA), Xaykham Khamsyvoravong, realizaram a cerimônia de troca de bandeiras, que representa a troca de bastão para a próxima cidade que sediará a regata.
Continua depois da publicidade
Depois, os barcos saíram do píer da Vila da Regata, por volta das 11h45. Para acompanhar este momento emocionante, um espetáculo pirotécnico cobriu os céus, e o público vibrou a saída de cada um dos cinco barcos que fazem parte da competição.
Agora, os times Biotherm (FRA), Holcim-PRB (SUI), Malizia (ALE), Guyot environnement (FRA/ALE) e 11th Hour Racing (EUA) estão a caminho de Newport, nos Estados Unidos, cidade que sedia a próxima etapa da competição. Ao todo, a viagem deve levar em torno de 17 dias de percurso em alto mar, com previsão de chegada para os dias 9 ou 10 de maio. No site da The Ocean Race, é possível acompanhar a localização dos barcos com atualizações a cada hora.
Acesse o Canal da The Ocean Race e fique por dentro das novidades!
Leia também
Destaque nacional: Palhoça é referência em iluminação pública
The Ocean Race: última semana da competição é movimentada em Itajaí
Navegando pelos mares: conheça os velejadores da The Ocean Race 2023