Após dois dias de chuva intensa com estragos em diversas cidades de Santa Catarina, o sol deve retornar ao Estado na manhã deste sábado (18) e os temporais devem diminuir, marcando um dia “típico de verão”. A Defesa Civil informou, entretanto, que as tempestades devem voltar no final da tarde e a chegada de uma frente fria no domingo (19) vai intensificar o fenômeno. As temperaturas podem chegar aos 38°C em áreas do Oeste e Vale do Itajaí durante o final de semana.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A condição de chuva intensa, como a de quinta-feira (16) e sexta-feira (17), muda no sábado e os temporais diminuem no litoral catarinense. De acordo com a Defesa Civil, o dia inicia com tempo firme, mas a partir da tarde o calor somado à instabilidade traz condições para temporais em todas as regiões, principalmente na porção central do Estado.
Os temporais devem vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é de moderado a pontualmente alto para alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Antes das chuvas o calor predomina, com máximas acima dos 30°C em praticamente todo o Estado e chegando em torno dos 35°C aos 38°C em áreas do Oeste e Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Chuva ainda permanece em SC
Chegada de nova frente fria
No domingo (19), o calor somado à formação e aproximação de uma frente fria favorece a condição para novos temporais em Santa Catarina entre a tarde e à noite. A Defesa Civil alerta para chuvas intensas acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo pontual, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Antes da instabilidade o calor predomina, com máximas de 30°C a 35°C na maioria das áreas e chegando aos 37°C em pontos do Oeste.
Já na segunda-feira (20), a frente fria avança por Santa Catarina e mantém o tempo chuvoso, ainda com condições para temporais isolados. Na terça-feira (21), com o sistema afastado, o tempo volta a ficar firme do Oeste ao sul do Estado, mas ainda haverá condições para pancadas de chuva nas áreas de divisa com o Paraná.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Entenda o que causou chuva torrencial em SC e por que meteorologia não previu o fenômeno
Chuvas em SC: Mais de 6 mil residências seguem sem energia
Em dois dias de chuva, SC tem 13 cidades em emergência, uma morte e mais de 1 mil desabrigados