Notícias de uma Guerra Particular

De João Moreira Salles. Trabalhando com sua parceira Kátia Lund, o diretor de Entreatos (2004) e Santiago (2006) assinou esta preciosidade de menos de uma hora de duração que retrata o convívio entre traficantes e moradores da favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro. O tema da violência advinda do tráfico nos morros do Rio seria muito explorado em seguida, mas este é um dos marcos iniciais deste subgênero do cinema nacional. Documentário, Brasil, 1999, 57min. Canal Brasil, 19h55min

Continua depois da publicidade

Filmes narram vidas turbulentas de Bessie Smith e Nina Simone

Francês ‘Samba’ está em cartaz nos cinemas brasileiros

Alemão ‘Phoenix’, que pode ser visto no Guion Center, é um filmaço

Continua depois da publicidade

Outras críticas e reportagens de cinema em ZH

Fargo – Uma Comédia de Erros

(Fargo) – De Ethan e Joel Coen. Com William H. Macy, Frances McDormand, Steve Buscemi e Peter Stormare. O complemento nacional ao título original entrega o espírito desta preciosidade do humor negro assinada pelos irmãos Coen. Na trama, um homem endividado contrata dois criminosos para sequestrar sua mulher e dividir o dinheiro do resgate, que viria de seu sogro rico. Como adiantaram os distribuidores brasileiros com seu subtítulo, as coisas vão aos poucos saindo dos trilhos e colocando em seu rastro uma policial da pequena localidade que dá nome ao filme. O humor do longa se apoia na caracterização dos tipos em cena, que variam entre o caipira pacato e o assassino bobalhão, e numa hábil aproximação do cotidiano mais banal com o absurdo mais intrigante. Fargo, a tal localidade, é uma South Park (do desenho animado) mais sombria. Inspirou uma minissérie de TV homônima produzida pelos Coen e exibida no ano passado – que aliás é ótima, e cuja segunda temporada vai ao ar ainda em 2015. Comédia, EUA, 1996, 98min. Telecine Cult, 22h

Na Netflix e no cinema: ‘Woody Allen, um Documentário’

Série ‘Masters of Sex’ está de volta com salto no tempo

‘True Detective’ está em cartaz em sua segunda temporada

Outras notícias, críticas e reportagens sobre televisão em ZH

O Selvagem da Motocicleta

(Rumble Fish) – De Francis Ford Coppola. Com Matt Dillon e Mickey Rourke. Pequeno grande filme de Coppola sobre a idealização de um irmão mais velho pelo mais jovem em meio ao culto aos motoqueiros rebeldes dos anos 1950 e 60. A bela fotografia de Stephen H. Burum, em preto e branco com detalhes em cor na metade final, é um de seus pontos altos. Mas sua força está na capacidade de condensar os conflitos familiares e geracionais (o pai, interpretado por Dennis Hopper, é fundamental na construção dramática), algo que Coppola já havia feito em um filme semelhante (Vidas sem Rumo), adaptado do mesmo escritor (S.E. Hinton) e lançado poucos meses antes, no mesmo ano de 1983. Drama, EUA, 1983, 94min. Telecine Cult, 23h45min

A Morte do Demônio

(Evil Dead) – De Fede Alvarez. Com Shiloh Fernandez e Jane Levy. Os remakes de Hollywood geralmente são inferiores ao original, mas a estreia do diretor uruguaio na meca do cinema contraria a regra. Alvarez transformou a brincadeira original de Sam Raimi (de 1981) sobre um grupo de jovens que visita uma cabana mal-assombrada no mato em um horror trepidante, capaz de impressionar qualquer fã do gênero. Terror, EUA, 2013, 91min. HBO 2, 1h05min

Laranja Mecânica

(A Clockwork Orange) – De Stanley Kubrick. Com Malcolm McDowell. Esta histórica adaptação de uma fábula de ficção científica do britânico Anthony Burgess narra, em um futuro indeterminado, o desajuste de um amante de Beethoven que comete atos de ultraviolência e passa por um processo de reinserção social. Supere um eventual mal-estar diante das sequências mais incômodas (são várias, a todo instante): trata-se de um filme fundamental. Drama/ficção científica, Grã-Bretanha, 1971, 137min. Max, 1h30min

Continua depois da publicidade