Sábado

O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish)

De Francis Ford Coppola. Com Matt Dillon e Mickey Rourke. Pequeno grande filme de Coppola sobre a idealização de um irmão mais velho pelo mais jovem em meio ao culto aos motoqueiros rebeldes dos anos 1950 e 60. A bela fotografia de Stephen H. Burum, em preto e branco com detalhes em cor na metade final, é um de seus pontos altos. Mas sua força está na capacidade de condensar os conflitos familiares e geracionais (o pai, interpretado por Dennis Hopper, é fundamental na construção dramática), algo que Coppola já havia feito em um filme semelhante (Vidas sem Rumo), adaptado da mesma escritora (S.E. Hinton) e lançado poucos meses antes (no mesmo ano de 1983). Drama, EUA, 1983, 94min. Telecine Cult, 13h30min

Continua depois da publicidade

O Filho da Noiva (El Hijo de la Novia)

Continua depois da publicidade

De Juan José Campanella. Com Ricardo Darín. Primeiro longa argentino da chamada “nueva onda” a cativar os brasileiros, este drama cômico do diretor de O Segredo dos Seus Olhos (2009) traz Darín contracenando com duas lendas vivas – Héctor Alterio e Norma Aleandro. Eles interpretam seus pais, para quem o estressado protagonista volta suas atenções após sofrer um infarto e repensar sua própria vida. Comédia dramática, Argentina, 2001, 123min. Telecine Cult, 17h15min

Lovelace

De Rob Epstein e Jeffrey Friedman. Com Peter Sarsgaard, James Franco e Sharon Stone. Amanda Seyfried tem grande atuação nesta cinebiografia da atriz Linda Lovelace, garota de família tradicional que se tornou protagonista do clássico erótico Garganta Profunda (1977) e, depois, foi abusada pelo marido, que inclusive obrigou-a a se prostituir. A questão da violência contra a mulher, aliás, aparece de maneira central neste bom filme da mesma dupla do experimental Uivo (2010), sobre Allen Ginsberg. Drama, EUA, 2013, 93min. Telecine Touch, 20h10min

As Aventuras de Pi (Life of Pi)

De Ang Lee. Com Suraj Sharma e Irrfan Khan. Diretor de filmes tão diferentes quanto O Tigre e o Dragão (2000) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Ang Lee foi imaginativo ao adaptar a obra de Yann Martel sobre um jovem indiano que atravessa o oceano em um bote após o afundamento do navio em que viajava na companhia dos pais e dos animais do zoológico da família. O longa é melhor no cinema 3D, mas é bom a ponto de funcionar na televisão. Aventura, EUA/Taiwan/Grã-Bretanha/Canadá, 2012, 127min. Fox, 20h40min

Continua depois da publicidade

Amor (Amour)

Foto: Divulgação

De Michael Haneke. Com Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva. Retrato definitivo da vida corroída pela demência senil, aqui em toda a sua tristeza e crueldade porque afeta uma mulher cujo marido com quem ela divide tudo segue intelectualmente consciente e absolutamente saudável. Como o amor até então inabalável vai resistir? A resposta de Haneke, diretor de origem austríaca conhecido pelas visitas aos recônditos mais obscuros da alma humana (vide Caché, A Fita Branca e A Professora de Piano), é das mais duras, o que aumenta o impacto dramático sobre o espectador – e abala definitivamente conceitos pré-estabelecidos sobre o que é certo e o que é errado, o que é fazer o bem e o mal. A lendária atriz de Hiroshima Meu Amor (1959) foi largamente festejada pelo papel, o que é justo, mas não se pode diminuir a performance do igualmente genial ator de O Conformista (1970): as performances de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant são igualmente espetaculares. Entre outros prêmios, Amor venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi eleito o melhor filme estrangeiro no Oscar. Drama, França/Alemanha/Áustria, 2012, 127min. Telecine Cult, 19h35min

Leia mais notícias sobre entretenimento

Leia mais notícias de cinema

Domingo

O Ninho Vazio (El Nido Vacío)

De Daniel Burman. Com Oscar Martínez, Cecilia Roth e Inés Efron. Bom filme de um dos melhores diretores da geração de ouro do cinema argentino, aqui dedicado a falar da síndrome da ausência do filho recém-saído de casa por parte de um casal. Com seus longas de temática invariavelmente familiar (O Abraço Partido, Esperando o Messias, As Leis de Família), Burman construiu uma obra sólida sobre a clásse média-alta da Buenos Aires atual. Drama, Argentina/Epanha/França/Itália, 2008, 88min. Telecine Cult, 14h20min

O Advogado do Diabo (The Devil’s Advocate)

De Taylor Hackford. Com Al Pacino e Keanu Reeves. Assinado pelo mesmo diretor de Ray (2004), este filme fez sucesso no Brasil no fim dos anos 1990, sobretudo pela atuação impecavelmente sinistra de Al Pacino como o próprio mal a atormentar a vida de um jovem advogado bem-sucedido (Reeves). Vale voltar a ele para conferir se continua com o mesmo impacto. Suspense, EUA, 1997, 143min. TCM, 22h

Continua depois da publicidade

Os Infratores (Lawless)

De John Hillcoat. Com Shia Labeouf, Jason Clarke, Guy Pearce e Mia Wasikowska. Muito interessante filme do diretor A Estrada (2009), baseado em uma história real, sobre a produção marginal de bebidas alcoólicas nos EUA da Lei Seca dos anos 1920 e 30. Diferentemente dos longas de máfia, este vai ao interior, falar das atividades ilícitas de uma família caipira. Destaque para Tom Hardy, o vilão Bane de O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), em mais uma atuação impressionante. Drama, EUA, 2012, 116min. Space, 0h40min

Billy Elliot

Foto: Divulgação

De Stephen Daldry. Com Jamie Bell, Jamie Draven, Gary Lewis e Julie Walters. Bonito e delicado filme de estreia de Daldry (realizador de As Horas e O Leitor) sobre um filho de operários de 11 anos de idade que se revela apaixonado por dança. E precisa enfrentar a fúria do pai e do irmão mais velho quando eles descobrem que o piá está se dedicando a aprender a arte dos movimentos do corpo. O conflito pode parecer óbvio (estamos no ambiente dos trabalhadores das minas de carvão do interior britânico, e o diretor está falando de estereótipos culturais), mas as descobertas do universo adulto, por parte do piá, são abordadas com grande sensibilidade. Drama, Grã-Bretanha/França, 2000, 110min. TBS, 15h25min