Gloria

De Sebastián Lelio. Com Paulina García. Este filme chileno, que rendeu à sua ótima atriz principal um Leão de Prata no Festival de Berlim, conta a história de uma mulher solitária de 58 anos que gosta de frequentar bailes da terceira idade e vive entre a empolgação e a decepção dos amores passageiros. Um oficial da marinha, em particular, acaba fazendo-a enfrentar alguns de seus traumas. Drama, Chile/Espanha, 2013, 120min. Telecine Cult, sábado, 17h50min

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Alta Fidelidade

(High Fidelity) – De Stephen Frears. Com John Cusack. É fiel e bem-sucedida a adaptação da obra pop de Nick Hornby comandada pelo diretor de Os Imorais (1990) e A Rainha (2006). A história do dono de uma loja de discos viciado em fazer listas traduziu com competência a juventude de seu tempo, especialmente no que diz respeito às suas obsessões. Comédia dramática, Grã-Bretanha/EUA, 2000, 113min. TCM, sábado, 19h45min

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12 Anos de Escravidão

(12 Years a Slave) – De Steve McQueen. Com Chiwetel Ejiofor. É bem impressionante a mise en scène deste filme de McQueen (do excelente Hunger e do nem tanto Shame). Mas sua consagração, com o Oscar inclusive, tem de ser vista também por sua importância política: a tragédia de Solomon Northup, homem livre feito escravo por um inescrupuloso senhor de terras nos EUA do século 19 (Michael Fassbender, ótimo nos outros dois longas do diretor) virou referência no estudo da escravidão no país. O trabalho dos atores, especialmente Lupita Nyong’o, aqui, é de novo notável. Drama, EUA, 2013, 134min. Telecine Touch, sábado, 22h

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Juno

De Jason Reitman. Com Ellen Page e Michael Cera. A ex-stripper Diablo Cody ficou famosa ao escrever o roteiro deste longa queridinho sobre o drama de dois adolescentes de 16 anos que têm de enfrentar a gravidez inesperada da menina. Se você não assisti-lo com a expectativa lá no alto (o longa foi incensado em seu lançamento, lembra?), pode gostar do filme. Comédia, EUA/Canadá, 2007, 96min. Sony, sábado, 22h30min

Leonera

De Pablo Trapero. Com Martina Gusman. Um dos filmes mais interessantes da carreira de um dos melhores diretores argentinos da atualidade (Trapero é o mesmo do recente O Clã, e de Família Rodante e El Bonaerense), este drama sobre uma mulher grávida que vai presa acusada de ter assassinado o namorado tem a melhor atuação da carreira de sua atriz principal. Martina Gusman, que é casada com o cineasta, também pode ser vista em Abutres (2010) e Elefante Branco (2012), ambos do mesmo Trapero, entre outros. É uma baita intérprete. E Leonera, que significa “jaula de leões”, é um baita filme. Curiosidade: coproduzido pela carioca Videofilmes, o longa tem no elenco o brasileiro Rodrigo Santoro. Drama, Argentina/Brasil/Coreia do Sul, 2008, 113min. Telecine Cult, sábado, 23h55min

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Crepúsculo dos Deuses

(Sunset Boulevard) – De Billy Wilder. Com Gloria Swanson e William Holden. Obra-prima da era de ouro de Hollywood, narra a tentativa frustrada de retorno aos holofotes de uma atriz do cinema mudo que caiu em desgraça após o advento dos filmes com diálogos. Lembrou de O Artista (2011)? Crepúsculo dos Deuses ganhou menos Oscar (três no total, de direção de arte, trilha sonora e roteiro original), mas é muito melhor. E, mesmo que Jean Dujardin tenha uma atuação maiúscula no filme recente de Michel Hazanavicius, não dá para compará-lo com a força da Norma Desmond criada por Gloria Swanson, ela mesma uma atriz de destaque nos anos 1910 e 20 que sucumbiu e só foi voltar, depois de duas décadas sumida, neste filmaço inesquecível do mestre por trás de títulos como Pacto de Sangue (1944) e Quanto Mais Quente Melhor (1959). Drama, EUA, 1950, 110min. Telecine Cult, domingo, 19h50min, e Futura, domingo, 22h

Onde Andará Dulce Veiga?

De Guilherme de Almeida Prado. Com Maitê Proença, Eriberto Leão e Carolina Dickman. Diretor de Perfume de Gardênia (1992) e A Dama do Cine Shanghai (1987), Almeida Prado voltou ao que 20 e tantos anos atrás se chamou néon-realismo para adaptar a obra de Caio Fernando Abreu (1948 – 1996). Amigo do escritor, o diretor começou a pensar no projeto deste longa antes mesmo da publicação do livro original. Fez um filme, que, apesar de seus defeitos, vai sobreviver como uma bela homenagem ao autor. Detalhe: Almeida Prado estará em Porto Alegre para comentar este filme, que integra a programação do Cine Santander dedicada a Caio F. em homenagem aos 20 anos de sua morte, no dia 26 de fevereiro. Drama, Brasil, 2008, 135min. Canal Brasil, domingo, 23h40min

Rastros de Ódio

(The Searchers) – De John Ford. Com John Wayne. Um dos grandes filmes do mestre dos westers sobre um homem branco recém-saído da Guerra Civil norte-americana que enfrenta dificuldades para vencer o ódio que nutre sobre os índios e lidar com seus confusos códigos morais – principalmente depois do assassinato de seu irmão e de sua cunhada e do sequestro da filha deles. Um ensaio interessante sobre a complexa formação cultural dos Estados Unidos. Faroeste, EUA, 1956, 119min. Arte 1, madrugada de domingo para segunda, 0h30min

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A Bela que Dorme

(Bella Addormentata) – De Marco Belocchio. Com Alba Rohrwacher, Toni Servillo, Michele Riondino e Isabelle Huppert. Baita filme do grande diretor de Vincere (2009) e Bom Dia, Noite (2003), que neste drama criou uma série de personagens fictícios em torno de um caso real – a eutanásia de Eluana Englaro, em 2009 – para escancarar como o obscurantismo religioso ainda guia decisões políticas no país. A “bela adormecida” do título é a jovem Eluana, mas também a própria Itália – ainda que a reflexão seja apropriada em muitas outras nações… Drama, Itália/França, 2012, 115min. Telecine Cult, madrugada de domingo para segunda, 2h15min