OS FALSÁRIOS (Die Fälscher)
De Stefan Ruzowitzky. Com Karl Markovics. Esta produção vencedora do Oscar de filme estrangeiro encena a controversa jornada de um prisioneiro judeu que, para sobreviver num campo de concentração nazista, usa seu talento de falsário para criar dinheiro e documentos para os alemães durante a II Guerra. A trama não conta isso, mas o ponto final da trajetória do protagonista se deu em Porto Alegre, onde ele viveu o final de sua vida. Drama, Áustria/Alemanha, 2007, 98min. Telecine Cult, 17h55min
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NO CALOR DA NOITE (In The Heat of the Night)
De Norman Jewison. Com Sidney Poitier. Primeiro negro a vencer o Oscar de melhor ator (em 1964, com Uma Voz nas Sombras), Poitier vive neste filme um detetive que investiga assassinato em cidadezinha racista que o hostiliza. No Calor da Noite ganhou cinco Oscar, incluindo os de melhor filme e melhor ator, para Rod Steiger, no papel do xerife local que comanda a investigação do crime. Drama, EUA, 1967, 110min. Telecine Cult, 19h50min
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ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (Blindness)
De Fernando Meirelles. Com Julianne Moore e Mark Ruffalo. A dificuldade em transpor para a tela o romance distópico e apocalítico do escritor português foi vencida pelo diretor brasileiro com apoio de um ótimo elenco – o resultado foi aprovado publicamente pelo próprio Saramago. É um filme por vezes desconfortável, por mostrar o pior do ser humano em uma situação-limite, no caso uma epidemia de cegueira global. Drama, Canadá/Brasil/Japão, 2008, 121min. Warner, 21h15min
AS HORAS (The Hours)
De Stephen Daldry. Com Nicole Kidman, Julianne Moore e Meryl Streep. A atuação das protagonsitas valeu a elas o prêmio conjunto de melhor atriz no Festival de Berlim – mas tanto o Globo de Ouro quanto o Oscar preferiram reconhecer apenas Nicole. Realizado por Daltry na sequência de Billy Elliot (2000), As Horas narra três histórias paralelas interligadas pelo impacto que o romance Mrs. Dalloway (1925), de Virginia Woolf, provoca em mulheres de diferentes épocas, entre elas a própria autora do livro (vivida por Nicole), que se suicidou em 1941. Tanto Virginia nos anos 1920, quanto as personagens de Julianne (década de 1950) e Meryl (no segmento contemporâneo) encaram um momento de aflição existencial – da escritora em crise durante o processo de criação à mulher que tem sua vida espelhada na protagonista do livro. Drama, EUA/Grã-Bretanha, 2002, 114min. Arte 1, 15h20min