Elefante
(Elephant) – De Gus Van Sant. Com Elias McConnell, Alex Frost e Eric Deulen. Este thriller extraordinário, vencedor do prêmio de melhor diretor e da Palma de Ouro no Festival de Cannes, constitui um ponto alto da chamada Trilogia da Morte de Van Sant, composta ainda por Gerry (2002) e Últimos Dias (2005), mas que reverberou nos recentes e igualmente ótimos Paranoid Park (2007) e Inquietos (2011), todos sobre dramas e dilemas do universo adolescente. Inspirado no massacre de Columbine – que também rendeu o excelente Tiros em Columbine, de Michael Moore (2002) -, o diretor recria de maneira inventiva o ambiente de tensões e bullying dissimulado em uma escola norte-americana prestes a sediar um episódio de violência extrema. Se, no documentário de Moore, a investigação objetiva nomeia culpados (o fácil acesso às armas, por exemplo), na ficção o que vale são as sensações despertadas pelo episódio – e recriadas com habilidade de mestre da arte narrativa por Van Sant a partir do uso de recursos como a repetição de determinadas situações a partir de pontos de vista diferentes. Drama, EUA, 2003, 81min. HBO Signature, 16h50min
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre entretenimento
Foto: Playarte/Divulgação
Continua depois da publicidade
Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei
(Appaloosa) – De e com Ed Harris. Com Viggo Mortensen. Harris, que já havia dirigido Pollock (2000), homenageia os faroestes modernizando-os a partir de elementos de outros gêneros, como uma surpreendente femme fatalle interpretada por Renée Zellweger. A história é a de dois amigos justiceiros contratados para fazer a segurança de uma pequena cidade do Velho Oeste, que está em perigo sob domínio de um fazendeiro. Faroeste, EUA, 2008, 114min. Space, 16h25min
Foto: Divulgação
Amores
De e com Domingos Oliveira. Boa comédia que marcou a volta do diretor ao cinema, depois de quase 20 anos. Separações (2004) é ainda melhor, mas Amores é mais confessional: ao lado de sua namorada Priscila Rozenbaum e de sua filha Maria Mariana, Domingos Oliveira é mais ele próprio do que nunca interpretando um autor em crise. Comédia, Brasil, 1998, 95min. Sony, 19h30min
Café dos Maestros
(Café de los Maestros) – De Miguel Kohan. Este bom documentário é tipo um Buena Vista Social Club (1999), mas com veteranos do tango e da música foclórica argentina e uruguaia. O diretor Kohan, em parceria com o músico Gustavo Santaolalla, encontra artistas como Aníbal Arias, Leopoldo Federico e Ernesto Baffa, que rememoram momentos históricos do tango, culminando com a gravação de um disco. Documentário, Argentina/Brasil/EUA, 2008, 93min. Arte 1, 15h15min e 4h30min
Continua depois da publicidade
O Que Se Move
De Caetano Gotardo. Com Cida Moreira, Andréa Marquee e Fernanda Vianna. Três histórias sobre três mães no limite, que culminam com belos números musicais. As três atrizes cantam, e muito bem, em um filme irregular porém de uma beleza singela, comovente da construção das personagens à energia e à generosidade com que Gotardo, jovem diretor estreante, as filma. Drama/musical, Brasil, 2013, 98min. Max, 19h15min
Ação Entre Amigos
De Beto Brant. Com Leonardo Villar e Zécarlos Machado. O reencontro de parceiros de luta armada contra a ditadura militar mais de 20 anos depois. E um impasse: vingar-se de seu torturador ou esquecer o passado? Trata-se de um filme menor do diretor de O Invasor (2002), mas bastante eficiente – mais em sua capacidade de criar climas do que nas reflexões de cunho moral. Drama, Brasil, 1998, 76min. Canal Brasil, 2h