Os Falsários

(Die Fälscher) – De Stefan Ruzovitzky. Com Karl Markovics e August Diehl. Para além da curiosa relação do protagonista com Porto Alegre (foi onde o judeu colaboracionista passou a última parte de sua vida, após breve parada em Montevidéu, fugindo da Interpol), esta cinebiografia do genial falsário que Hitler usou para produzir dinheiro falso durante a II Guerra Mundial é uma bela mistura de thriller com drama de guerra – premiada com o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008. Drama, Áustria, 2007, 98min. Telecine Cult, 13h35min

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Laranja Mecânica

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(A Clockwork Orange) – De Stanley Kubrick. Com Malcolm McDowell. Esta adaptação de uma fábula de ficção científica do britânico Anthony Burgess narra, num futuro indeterminado, o desajuste de um amante de Beethoven que comete atos de ultraviolência e passa por um processo de reinserção social. Supere um eventual mal-estar diante das sequências mais incômodas (são várias): trata-se de um filme fundamental. Drama/ficção científica, Grã-Bretanha, 1971, 137min. Max Prime, 17h40min

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Bem-vindo a Nova York

(Welcome to New York) – De Abel Ferrara. Com Gérard Depardieu, Jacqueline Bisset e Marie Moute. Sem-vergonha e sem vergonha, Depardieu tem uma das atuações de sua vida como um poderoso executivo francês do FMI que compromete seus planos de se candidatar à presidência de seu país ao assediar sexualmente a camareira de um hotel nova-iorquino – qualquer semelhança com o rumoroso caso de Dominique Strauss-Kahn, em 2011, não é mera coincidência, como deixam claros os letreiros no início do filme. Insaciável e agressivo com as mulheres, ele se aproveita da força física e de seu poder econômico para subjugá-las – inevitável lembrar de títulos como o chocante Saló ou 120 Dias de Sodoma (de Pasolini, 1975), nos quais os abusos sexuais simbolizam relações de exploração social. Além de tudo, Bem-vindo a Nova York é instigante formalmente: tem um curioso uso da metalinguagem na primeira e na última sequências, além de se construir narrativamente alternando silêncios e cenas de uma crueza absolutamente impactante. Filmaço! Drama, EUA/França, 2013, 125min. Max Prime +, 23h45min

Tetro

De Francis Ford Coppola. Com Vincent Gallo, Alden Ehrenreich e Maribel Verdú. Tem seus fãs este filme irregular de Coppola, que foi a Buenos Aires rodar a história de um jovem que viaja à cidade disposto a encontrar o irmão mais velho, com quem vai reviver traumas familiares varridos para baixo do tapete. O elenco é muito bom, e a fotografia de Mihai Malaimare Jr., em grande parte do filme em preto e branco, idem. Drama, França/Argentina, 2009, 127min. Arte 1, 0h

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