Bem-vindo a Nova York

(Welcome to New York) – De Abel Ferrara. Com Gérard Depardieu, Jacqueline Bisset e Marie Moute. Sem-vergonha e sem vergonha, Depardieu tem uma das atuações de sua vida como um poderoso executivo francês do FMI que compromete seus planos de se candidatar à presidência de seu país ao assediar sexualmente a camareira de um hotel nova-iorquino – qualquer semelhança com o rumoroso caso de Dominique Strauss-Kahn, em 2011, não é mera coincidência, como deixam claros os letreiros no início do filme. Insaciável e agressivo com as mulheres, ele se aproveita da força física e de seu poder econômico para subjugá-las – inevitável lembrar de títulos como o chocante Saló ou 120 Dias de Sodoma (de Pasolini, 1975), nos quais os abusos sexuais simbolizam relações de exploração social. Além de tudo, Bem-vindo a Nova York é instigante formalmente: tem um curioso uso da metalinguagem na primeira e na última sequências, além de se construir narrativamente alternando silêncios e cenas de uma crueza absolutamente impactante. Filmaço! Drama, EUA/França, 2013, 125min. Max Prime, 13h05min

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Corra, Lola, Corra

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(Lola Rennt) – De Tom Tykwer. Com Franka Potente e Moritz Bleibtreu. Depois cooptada para a Trilogia Bourne, a atriz alemã Franka Potente vive uma garota de esvoaçantes cabelos vermelhos que passa o tempo todo correndo para conseguir o dinheiro que impediria seu namorado de assaltar um supermercado. É um filme interessante, mas não tanto quanto o culto em torno dele no fim dos anos 1990. Suspense, Alemanha, 1998, 81min. Max, 21h

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Um Corpo que Cai

(Vertigo) – De Alfred Hitchcock. Com James Stewart e Kim Novac. Um dos grandes filmes de um dos grandes cineastas do mundo, eleito o melhor longa da história na mais recente edição da tradicional votação do British Film Institute (superando Cidadão Kane), Um Corpo que Cai é uma aula de suspense psicológico sobre um detetive seguindo a mulher de um amigo – e tendo de enfrentar sua fobia de altura, já que a mulher demonstra estranha atração por locais altos. Suspense, EUA, 1958, 140min. Telecine Cult, 22h