Clique aqui

O ATO DE MATAR (The Act of Killing) – De Joshua Oppenheimer. O diretor norte-americano embaralha registro factual, encenação e performance para apresentar um delirante ensaio sobre a bestialidade humana. Ele relembra a matança de mais de 1 milhão de pessoas pelo governo militar que assumiu o poder na Indonésia após um golpe, em 1965. Documentário, Dinamarca/Grã-Bretanha/Noruega, 2012, 117min. HBO Signature, 15h.

Continua depois da publicidade

CREPÚSCULO DOS DEUSES (Sunset Boulevard) – De Billy Wilder. Com Gloria Swanson e William Holden. Da cena inicial, que apresenta o “morto” que será o narrador da história, ao antológico desfecho, com a atriz decadente e insana implorando por um último close, esta obra-prima é o réquiem da velha Hollywood silenciosa e dos astros e estrelas que se apagaram quando o cinema começou a falar. Drama, EUA, 1950, 110min. Telecine Cult, 22h.

Continua depois da publicidade

Longa gaúcho “Beira-Mar” aborda o amor de maneira amoral

Cinco filmes para conhecer a obra de Pier Paolo Pasolini

Cinebiografia e clássico lembram 40 anos da morte de Pasolini

UM DIA DE CÃO (Dog Day Afternoon) – De Sidney Lumet. Com Al Pacino. Um dos marcos do vigoroso cinema americano dos anos 1970. Lumet e Pacino, após Serpico (1973), contam a história de um ladrão de banco que se vê encurralado ao cometer assalto para pagar a operação de mudança de sexo do namorado. Drama policial, EUA, 1975, 119min. Cinemax, 23h15min