O cinema nacional conta com diversos longas-metragens emocionantes, que narram histórias reais e cotidianas do país. Alguns destes filmes brasileiros, inclusive, precisam ser assistidos com lencinhos ao lado tamanha sua dramaticidade e emoção que causam no espectador. Seja dos anos 1990 ou, então, da década mais recente, uma coisa é certa: essas cinco produções abaixo vão te fazer chorar.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Confira cinco filmes brasileiros feitos para chorar
Continua depois da publicidade
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) – Netflix
Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo, em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si e sua sexualidade.
Que Horas Ela Volta? (2015) – Netflix
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina, só que ao decorrer dos dias a sua presença causa complicações familiares e sociais na vida de casa personagem.
Tudo Bem no Natal Que Vem (2021) – Netflix
Em “Tudo Bem no Natal Que Vem”, Jorge (Leandro Hassum) é um homem rabugento que sempre odiou o Natal e costuma fazer de tudo para evitar as comemorações dessa data. Na véspera do feriado, ele cai do telhado e bate a cabeça. Quando acorda, percebe que está vivendo o Natal do ano seguinte, e continua revivendo diversos Natais em um ciclo interminável.
Continua depois da publicidade
Central do Brasil (1998) – Netflix, Prime Vídeo e Globoplay
Em “Central do Brasil”, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. O filme foi bastante aclamado na época e chegou até a ter a indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar.
Saudade Fez Morada Aqui Dentro (2022) – Netflix
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro” é um longa dramático dirigido e roteirizado por Haroldo Borges. A trama apresenta o jovem Bruno (Bruno Jeferson) de 15 anos, que mora em um bairro humilde e deve superar as adversidades de uma doença degenerativa que, um dia, o fará ficar cego. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico do seu protagonista em um relato de aprendizagem coletiva. Agora, Bruno tem que aprender com as diferenças a enxergar a vida com outros olhos. Saudade Fez Morada Aqui Dentro é estrelado também por nomes como Angela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França e Wilma Macêdo.
Leia mais
Além do filme “Ainda Estou Aqui”, conheça outras obras aclamadas de Walter Salles
As comédias românticas dos anos 2000 com Anne Hathaway
Os melhores filmes de terror sobre Halloween, segundo o IMDb