Uma sereia vai aparecer na praia da Vigorelli e, apaixonada pela melodia de um músico joinvilense, sairá caminhando pelas belezas da cidade. Quem quiser conferir o episódio digno de mitologia antiga, é só aparecer domingo no teatro do Sesc Joinville às 20 horas, quando estreia o curta-metragem “Serenata”, de Juliano Lueders. A sereia em questão é a curitibana radicada em Joinville Renata Vareschi e o músico é o joinvilense Tiago Escobar, que protagonizam esse conto de mitologia urbana.
Continua depois da publicidade
– É a mitologia grega da sereia que se apaixona por um humano, mas ao contrário. Ela vai atrás da música e tem várias experiências novas, como tato, olfato e amor – afirma Lueders.
No fim, como na história tradicional, ela precisa decidir se fica com ele e vira humana ou volta para a sua origem. Nessa trajetória, ela visita os pontos turísticos de Joinville: depois que sai da Vigorelli, ela passa pelo Museu Nacional da Imigração e Colonização e pela rua das Palmeiras, pelo Teatro Juarez Machado, pelo Mercado Público Municipal, pelo Pórtico e pela Estação da Memória.
– É como um cartão-postal eletrônico da cidade – brinca o diretor.
Continua depois da publicidade
Lueders está à frente deste projeto pela segunda vez: o primeiro curta se chamava “Sirenata” e a sereia passeava por Londres, onde o joinvilense morou durante 14 anos. Ele foi filmado em 2007 e foi premiado no Festival de Portobello.
– O roteiro foi escrito por uma colega minha, a Maya Pulg, como um projeto da faculdade. É o mesmo filme com uma linguagem brasileira: ele funcionou em Londres e acredito que funcionaria em qualquer cidade do mundo – diz Lueders, que há dois anos resolveu voltar para a cidade natal e participar do edital do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura) para produzir o filme aqui.
Os protagonistas do filme apareceram quase por acaso e foram escolhidos no mesmo dia. Depois de uma busca por atrizes para a sereia, ele conheceu Renata Vareschi na produtora em que trabalhava. A atriz foi finalista no programa “Caldeirão do Huck” no concurso “Casal da Malhação”, em 2008.
Continua depois da publicidade
– Renata apareceu e eu falei “essa menina tem alguma coisa, ela é especial”. Ela sentiu bem a personagem de primeira e ele também – afirma.
O QUÊ: lançamento do curta-metragem “Serenata”, de Juliano Lueders.
QUANDO: domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro do Sesc Joinville, na rua Itaiópolis, 470.
QUANTO: gratuito, com entradas distribuídas uma hora antes.