O filme-reportagem O Vendedor de Versos, produzido pelo Jornal de Santa Catarina e O Sol Diário, foi selecionado para concorrer no Festival Nacional de Cinema de Petrópolis. O curta-metragem, exibido pela primeira vez no dia 1º de agosto, nos sites do Santa, Sol Diário e Diário Catarinense, conta a história de Ademar Ferreira Mota, o Chocolate.
Continua depois da publicidade
Vendedor de livros usados pelas ruas de Itajaí, Chocolate é analfabeto, mas costuma usar as palavras para ganhar a vida: é poeta. O Festival de Cinema de Petrópolis é organizado pela terceira vez na cidade imperial da região serrana do Rio de Janeiro, um dos celeiros do cinema brasileiro. O evento ocorre de 10 a 17 de dezembro. O Vendedor de Versos é uma das duas produções catarinenses selecionadas pelo festival, ao lado do curta de animação Alçapão para Gigantes.
Este é o segundo festival em que O Vendedor de Versos é selecionado. O primeiro foi a Mostra de Vídeos Catarinenses (Catavídeo), em Florianópolis, no início de novembro. No mesmo evento, participou também o primeiro filme-reportagem produzido pelo Santa, em fevereiro: o Mar Além do Azul. O curta narra a tentativa de Sidnei Pavesi, um fisioterapeuta de Brusque e deficiente visual, em aprender a surfar nas ondas da Praia do Atalaia, em Itajaí. O filme-reportagem é um projeto desenvolvido pelo Santa, que pretende contar, por meio do formato de curtas-metragens, histórias de pessoas comuns, com aspecto e roteiro de cinema.
Dados técnicos
Estrelando: Ademar Ferreira Mota, o Chocolate
Continua depois da publicidade
Direção e roteiro – Cristian Weiss
Imagens – Rafaela Martins e Marcos Porto
Edição – Cristian Weiss e Suellen Venturini
Coordenação – Rafael Waltrick e Fabiana Roza
Arte – Aline Fialho
Itajaí, julho de 2012
O que é filme-reportagem
Projeto do Santa que combina a linguagem do cinema com a do jornalismo. São curtas-metragens, com duração média de 5 minutos, que contam histórias reais de pessoas comuns, com tratamento visual e roteiros próprios da linguagem cinematográfica
Assista abaixo ao filme-reportagem. Para uma melhor qualidade, selecione a opção HD, no ícone representado por uma engrenagem, na barra inferior do player. Ou clique aqui e assista no Youtube.