A importância religiosa na vida dos jaraguaenses, com pano de fundo nos cem anos da Igreja Matriz São Sebastião, foi eternizada no documentário “A Cultura Religiosa em Jaraguá do Sul”.

Continua depois da publicidade

O filme de 52 minutos dirigido por Gilmar Antonio Moretti está em fase de finalização e será apresentado ao público no dia 25 de julho, na data de aniversário de 136 anos da cidade, às 19 horas, na Igreja Matriz.

O filme está sendo produzido há pelo menos dois meses e envolveu 14 entrevistas, desde os párocos que passaram pela cidade, padres, integrantes das comunidades e também de pessoas ligadas à construção da igreja. Segundo Moretti, os depoimentos serviram para dar direção ao longa.

– O documentário é escrito a partir das entrevistas. Tem uma linha histórica de orientação, mas é finalizado a partir dos depoimentos concedidos -, explica.

Continua depois da publicidade

Um dos entrevistados foi o padre Sildo César da Costa, que durante sete anos trabalhou em Jaraguá. Para o religioso, o documentário traduz a luta, sacrifício e alegrias do povo.

– É um momento para celebrar de fato quem participou dessa história de empenho de toda uma comunidade -, opina.

Durante seu depoimento, Sildo pôde relembrar momentos marcantes de sua trajetória.

– O documentário me fez recordar momentos que passei quando cheguei e depois como minha primeira paróquia. Tudo para mim era novo, e Jaraguá do Sul contribuiu para a minha formação como padre -, descreve.

Continua depois da publicidade

O lançamento oficial do longa é uma das atividades programadas até o dia 31 de julho, data em que a Igreja Matriz São Sebastião completa cem anos.

Depois do lançamento, o documentário deve ser exibido em outros locais, que ainda serão definidos, conforme informa a diretora executiva do documentário, Ana Paula Machado. O projeto recebeu incentivo do Fundo Municipal de Cultura, com o aporte de R$ 15 mil, e a exibição do longa será aberta ao público.

LEIA MAIS:

Outras religiões

Parceria com a sociedade

Maior que o esperado

Ponto alto do projeto