Marte Um foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para representar o Brasil no Oscar 2023, que está marcado para 12 de março. A votação final aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) e elegeu um entre os seis pré-selecionados. O filme segue para análise da premiação, que escolhe os cinco melhores nomes do mundo inteiro para concorrerem à categoria de Melhor Filme Internacional.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O longa trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, Marte Um estreou no Festival de Sundance, em janeiro, e chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto, após ser premiado no Festival de Gramado. Este é o segundo longa do cineasta mineiro Gabriel Martins, e o primeiro que ele produz solo.
A presidente da comissão da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais, Bárbara Cariry, explica motivo da escolha do filme.
— Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país — declara a presidente.
Continua depois da publicidade
Iza emociona ao levar a mãe para tocar piano no Rock in Rio 2022
O cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais é retratado no filme. O garoto Deivid (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não tem muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste.
O pai, Wellington (Carlos Francisco, de Bacurau), é porteiro em um prédio de elite, já a mãe Tércia (Rejane Faria, da série Segunda Chamada) acredita que está sofrendo de uma maldição, depois um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.
FOTOS: Veja os famosos que passaram pelo 3º dia de Rock in Rio
Veja sinopse dos filmes brasileiros pré-selecionados ao Oscar 2023
Como é escolhido o Melhor Filme Internacional do Oscar
Cada país é convidado a indicar um filme para representar a nacionalidade.
No Brasil, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais é quem escolhe o filme que representará o país. Neste ano, a votação aconteceu em duas fases. A primeira escolheu seis filmes brasileiros na pré-seleção, que aconteceu em 30 de agosto, e a segunda em 5 de setembro, quando o nome final foi escolhido.
Continua depois da publicidade
Após isso, um comitê fica responsável por eleger cinco filmes entre todos que chegaram de diversas partes do mundo. Os escolhidos concorrem ao prêmio final do Oscar na categoria do Melhor Filme Internacional.
As indicações oficiais do Oscar 2023 serão reveladas em 24 de janeiro. A cerimônia de entrega da estatueta está marcada para 12 de março.