Um grupo de seis ex-alunos da Univille, faculdade de Joinville, venceu um Leão de Ouro entre os 14 conquistados pelo Brasil na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. O evento acontece tradicionalmente na França.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Daniel Maia, Rafael Monti, Vinicius Kluge, Victor Balestrin, Alan José Dias e Nicole Lia Rêgo da Silva se formaram em Design de Animação Digital da Univille e integram a equipe de pós-produção do filme “Ashe Versus”, que além do Leão de Ouro também levou um Leão de Bronze, ambos na categoria Film Craft.

Fotos do filme feito por ex-alunos de faculdade de Joinville

O trabalho é assinado pela The Youth com a Colossal, estúdio de animação do qual Daniel Maia é sócio, em parceria com a agência norte-americana TBWA\Health. Para ele, ganhar o prêmio é uma honra, especialmente na categoria técnica de animação, que ele considera exigente. 

Continua depois da publicidade

— Esta vitória é um marco em nossa carreira, refletindo anos de dedicação à excelência técnica na animação. Trabalhar com antigos colegas da faculdade até hoje é uma experiência única, que torna ainda mais especial receber reconhecimento em um prêmio como Cannes. Estamos orgulhosos de representar Joinville e a Univille em prêmios internacionais — destaca. 

Já para a professora Fernanda Pozza da Costa, coordenadora do curso de Design da Univille, é um orgulho ver os egressos sendo reconhecidos no cenário nacional e internacional. 

— Desde cedo eles mostraram um espírito empreendedor, contribuindo significativamente para sua produtora e para o mercado. Desde a faculdade, demonstraram um talento excepcional que apenas se aprimorou ao longo dos anos. Não nos surpreende essa conquista, pois eles são realmente muito talentosos e seu trabalho é incrível — celebra. 

Daniel ainda ressalta que, além da realização individual, o grupo está feliz em contribuir para o mercado de animação brasileiro.

Continua depois da publicidade

— A animação no Brasil está em constante evolução, e é emocionante fazer parte desse crescimento. Manter vínculos com a academia e inspirar novas gerações é essencial para o futuro do setor — finaliza. 

O filme

“Ashe Versus” é um filme com foco em Arthur Ashe, ex-tenista dos Estados Unidos, ativista dos direitos civis e educador de saúde, além de ser o primeiro homem negro a vencer um Grand Slam, circuito mundial de tênis. Ele era famoso também por ser um “rebelde elegante”. O ex-tenista morreu em 1993, por problemas associados à Aids, que, no ano anterior, revelou ao mundo ter contraído.

Ashe Versus exalta a atenção aos detalhes e abordagem inovadora de narrativa. Do design de produção e elenco à integração de animação e trilha sonora original, cada elemento exibe alto nível de artesanato. 

A recriação de cenários históricos, a interpretação dos personagens e a fusão de sequências ao vivo e animadas se destacam em produção, design e narrativa. A dedicação à autenticidade e criatividade é evidente em cada quadro.

Continua depois da publicidade

O curta é uma homenagem ao estilo de Ashe, dentro e fora das quadras. Gravações de voz, fotos e imagens de arquivo foram reunidas nessa peça que brilha pela qualidade da animação.

Leia também

Prédio histórico que abrigava igreja será transformado em bar no Centro de Joinville

VÍDEO: Motociclista “voa” sobre carros após automóvel desrespeitar sinalização em Joinville

Por que perfil com quase 500 mil seguidores publicou que Joinville tem a pior coxinha do Brasil