O jogador de futebol morre duas vezes. A primeira, quando para de jogar. Essa frase do ex-jogador e técnico Paulo Roberto Falcão explica muito bem o que é a aposentadoria para os atletas. Foi o que viveu nesta semana o volante do Avaí Eduardo Costa, que decidiu parar aos 32 anos.

Continua depois da publicidade

Desgastado, Eduardo Costa antecipa despedida do Avaí

Confira todas as notícias deEsportes

O que se passa na cabeça de um jogador que decide pendurar as chuteiras? Esse é um dos olhares de “El 5 de Talleres”, filme uruguaio e argentino que encerranesta sexta-feira a 19ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

Continua depois da publicidade

O filme retrata a história verídica de Patón Bonassiolle, um volante do Talleres de Escalada, um time centenário da Argentina, mas que hoje está na quarta divisão. Aos 35 anos, depois de ser suspenso por oito jogos após uma falta violenta, decide se aposentar. Com isso, os jogos após a suspensão serão seus últimos. A decisão mexe com a família, principalmente com seu pai que não vê o filho fazendo outra coisa.

– O diretor do filme (Adrián Biniez) conversava com um colega sobre Patón Bonassiolle, amigo seu de infância, que estava se aposentando e fez uma reflexão: com 35 anos, o diretor estava começando uma nova carreira depois de ter feito sucesso com “Gigante”, seu primeiro filme que ganhou três prêmios no Festival de Berlim. Já seus amigos que jogavam futebol, o mundo se acabava aos 35 – revela Fernando Epstein, produtor e montador do filme.

Largar as chuteiras não é missão simples

Alguns jogadores não conseguem ficar longe dos campos. Um exemplo é o pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira Rivaldo. Aos 43 anos, o meia retomou os treinos para defender o Mogi Mirim, lanterna da Série B e que tem como presidente o próprio Rivaldo, que volta aos campos depois de 15 meses parado.

Continua depois da publicidade

– O futebol é tema do filme, mas a ideia é mostrar a parte pessoal do atleta que aos 35 anos tem que recomeçar. Pensamos em colocar um grupo de apoio para ex-jogadores, depois nas pesquisas descobrimos que já existiu um. Quer dizer, aposentadoria no futebol não é um assunto simples – analisa Epstein.

Eduardo Costa pendurou as chuteiras na última terça-feira. Agora, ele quer apenas relaxar e não pensar no futebol.

– Estou cansado do que aconteceu na última semana, foi muito intenso – revelou Eduardo, que por enquanto não quer falar sobre futebol.

Continua depois da publicidade

El 5 de Talleres

Direção: Adrián Biniez

Gênero: Ficcção, 101 min

Horário: às 21h desta sexta-feira

Local: Auditório Guarapuvu, no Centro de Eventos da UFSC