O filme catarinense ‘Albertina – a história da menina que conquistou o Céu e o coração de todo um país’ levou todos os cinco prêmios que estava concorrendo no Cannes World Film Festival, na França. O longa-metragem da Cia Boanova Filmes foi filmado em Imaruí, no Sul de SC. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

O filme venceu nas categorias melhor filme biográfico, baseado na obra literária do sr. Albi Israel da Silveira; melhor direção, por Luiz Fernando F. Machado; melhor cinematografia, por Marx Vamerlatti; melhor atriz estreante, Jhulieny Espíndola e melhor atriz Infantil, Suieny Espíndola. 

Filme catarinense Albertina foi filmado em Imaruí, no Sul de SC
Filme catarinense Albertina foi filmado em Imaruí, no Sul de SC (Foto: Divulgação/Boanova Filmes)

No último domingo (18), o filme já havia vencido em cinco categorias, no Festival WICA Los Angeles World Independent Cinema Awards, nos Estados Unidos.  

Por se tratar de uma produção independente, com profissionais que nunca haviam atuado antes, como as irmãs Suieny e Jhulieny Espíndola. 

Continua depois da publicidade

— Temos muito a comemorar. Este é um filme feito sem capital, a partir de uma estratégia de colaboração e integração popular e que está concorrendo com filmes comerciais de alto custo e mesmo assim está levando diversos prêmios. É um feito enorme. Um filme com pessoas que nunca atuaram. Temos as duas meninas que conheciam o cinema só pela tela, levando prêmios de melhores atrizes” — diz o diretor do filme, Luiz Fernando F. Machado.  

Filme catarinense Albertina foi filmado em Imaruí, no Sul de SC
Filme catarinense Albertina foi filmado em Imaruí, no Sul de SC (Foto: Divulgação/Boanova Filmes)

> Põe na Lista: os clássicos, os live-actions e as novidades da Disney

Sobre o filme Albertina  

O filme é resultado do Curso de Cinema Popular, realizado gratuitamente em Imaruí, com o objetivo de capacitar pessoas para participar do longa sobre a beata (mulher extremamente dedicada às práticas religiosas) Albertina Berkenbrock.  

Nascida na pequena cidade do Sul de SC, Albertina Berkenbrock foi declarada oficialmente beata pela Igreja Católica Apostólica Romana em 2007, por sua fidelidade à religião. Ela morreu ainda jovem, após resistir a uma tentativa de estupro. 

Continua depois da publicidade

Ao todo, cerca de 3.000 pessoas da comunidade participaram do longa-metragem. O curso foi realizado entre novembro de 2019 e fevereiro, sendo que as filmagens levaram um mês e terminaram antes da pandemia. A montagem foi feita na Bolívia.

Leia também:

Imóveis de Neymar em SC somam R$ 60 milhões; veja quais são

Quem é Douglas Souza, do vôlei, que virou o queridinho das redes sociais nas Olimpíadas

Maior frio de SC em 60 anos pode ser registrado nesta semana; veja

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?